Aposentados e pensionistas precisam estar atentos para que seu benefício não seja bloqueado, afinal esse é um dos maiores medos dos beneficiários do INSS.
Para que isso não ocorra com você é importante estar sempre em dia quanto a regulamentação e exigências do Instituto, garantindo assim o pagamento do seu benefício.
Para te ajudar a entender o que pode levar seu benefício a ser bloqueado, elaboramos esse artigo, onde citaremos possíveis situações que podem gerar o bloqueio, confira.
A Reabilitação profissional do Instituto Nacional do Seguro Social visa ofertar aos segurados aposentados por incapacidade a readaptação para retorno das atividades laborais no mercado de trabalho.
Esse procedimento é realizado quando o Instituto identifica que o aposentado por invalidez tem capacidade futura de retornar a desempenhar atividades laborais, desta forma, é fornecido pelo INSS formas para que o cidadão possa ser reeducado laboralmente.
No entanto, quando o beneficiário se nega a realizar o processo de reabilitação é possível que o Instituto suspenda o benefício, até que o segurado realize o procedimento.
Quando o segurado do INSS é preso e recebe o benefício por incapacidade temporária do Instituto o mesmo tem seu benefício suspenso imediatamente.
No entanto, quando esse segurado é solto o Instituto Nacional do Seguro Social retoma os pagamentos do benefício ao segurado.
A perícia médica é obrigatória quando falamos de benefícios por incapacidade seja ela temporária ou não, e conforme o art. 46 do Decreto 3.048/1999 o aposentado por invalidez pode ser solicitado a qualquer hora a realizar uma avaliação de suas condições referentes ao seu afastamento de atividades laborais, ou em situações onde a aposentadoria for liberada administrativa ou judicialmente.
Se o segurado deixar de realizar essa perícia quando convocado pelo Instituto é possível que o mesmo tenha seu benefício suspenso até regularizar sua situação.
Essa situação é bem conhecida entre os segurados e chamada pente-fino do INSS e aplicável aos benefícios por incapacidade, ou seja, tanto o auxílio-doença quanto a aposentadoria por invalidez.
Para que o Instituto possa apurar situações onde ocorreram erros o INSS tem um programa permanente para realizar a revisão na liberação dos seus benefícios que é feita anualmente na procura de possíveis irregularidades.
Embora pareça difícil de ocorrer, benefícios liberados com erros podem ser mais recorrentes do que se espera, isso ocorre quando o segurado recebe seu benefício com algum erro como, por exemplo, um valor maior do que possui de fato direito.
Em alguns casos esses erros podem partir do segurado, isso ocorre quando são apresentados documentos falsos visando garantir o benefício do Instituto.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…