Quem nunca contribuiu para o INSS ou quem já contribuiu mas deixou de contribuir a muitos anos e não completou os requisitos de carência e idade para se aposentar poderá receber o BPC – Benefício de Prestação Continuada no valor de 01 salário mínimo por mês.
Não é bem uma aposentadoria pois quem recebe o BPC não irá receber 13º salário e em caso de morte seus dependentes não irão receber pensão por morte.
Tem direito ao BPC o brasileiro, nato ou naturalizado, e as pessoas de nacionalidade portuguesa, desde que comprovem residência fixa no Brasil.
A renda por pessoa do grupo familiar tem que ser inferior a ¼ de salário mínimo atual (ATENÇÃO!!! Devido o estado de calamidade pública o governo através da Lei 13.882/2020 flexibilizou para ½ do salário mínimo a renda per capta durante o período da pandemia).
Além disso, devem se encaixar nas seguintes condições:
Para idoso: Ter de 65 anos de idade ou mais
Para a pessoa com deficiência: qualquer idade – pessoas que apresentam impedimentos de longo prazo (mínimo de 2 anos) de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. A Comprovação da deficiência se dá mediante a analise pelo Serviço Social e pela Perícia Médica do INSS, por isso é necessário ter exames, laudos e atestados médicos para comprovar a deficiência do beneficiário.
O beneficiário e sua família tem que ser inscritos no CadÚnico.
Mas se você já é inscrito no CadÚnico, este deve estar atualizado (máximo de 2 anos a última atualização) para fazer o requerimento no momento da análise do benefício.
A solicitação do benefício é feita pelo site ou aplicativo Meu INSS, pelo número 135 ou presencialmente nas agências do INSS (lembrando que o atendimento nas agências está suspensa até 19/06/2020).
Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?
Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS
Com informações Karine Passos Advogada com vasta atuação nas áreas trabalhista e previdenciária; Pós-graduada em Direito Material e Processual do Trabalho https://m.facebook.com/karinepassosadvogada/
A partir de hoje, quarta-feira, dia 05, os trabalhadores brasileiros já podem consultar informações relativas…
Com o início do ano, muitos indivíduos aproveitam para revisar suas finanças e estabelecer novas…
O Sport Club Corinthians Paulista, um dos clubes de futebol mais populares do Brasil, anunciou…
Para se manter como Microempreendedor Individual (MEI) em 2025 é preciso entender as diversas regras…
Uma informação importante, mas que nem todos os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social…
A Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária (Dirbi) acaba de passar…