Aposentados e pensionistas que têm que fazer prova de vida na Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro (Rioprevidência) podem permanecer em casa. É que o órgão decidiu manter suspensa a prova de vida para aposentados e pensionistas até o fim de 2021.
A justificativa é o avanço no número de casos de pessoas infectadas com a variante Delta da Covid-19, principalmente na cidade do Rio de Janeiro. Essa situação coloca em risco os aposentados e pensionistas que se enquadram no grupo de risco. Caso contrário, este procedimento seria retomado no próximo mês de setembro.
A previsão agora é que a atualização volte a ser exigida somente a partir de janeiro de 2022. A nova data correta para retornar ao processo de prova de vida será informada corretamente pela Rioprevidëncia, tão logo seja possível.
Enquanto isso, os beneficiários devem permanecer atentos a tentativas de golpe. Mais uma vez a Previdência informa que não solicita a realização do procedimento por meios digitais, inclusive aplicativos, ou telefone.
O que é a prova de vida?
A prova de vida é prevista em lei e devem fazer os aposentados, pensionistas e quem recebe outros benefícios vitalícios. Para impedir fraudes, crimes ou pagamentos incorretos. A prova ocorre uma vez ao ano com datas para cada grupo de beneficiários com seus respectivos vencimentos.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.