Aposentados e pensionistas terão até o dia 28 de fevereiro para fazer a comprovação de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O prazo acabaria no dia 31 de dezembro, mas o governo resolveu alterar a data devido ao grande número de beneficiários que ainda não realizaram o procedimento.
A prova de vida é realizada no banco em que o aposentado ou pensionistas recebe o benefício mediante a apresentação de um documento de identificação com foto. Não é necessário comparecer a uma agência da Previdência Social.
O INSS informa que o procedimento é obrigatório para todos que recebem seus pagamentos por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. Aqueles que não fizerem a comprovação de vida, poderão ter o pagamento suspenso. Alguns bancos também podem realizar o procedimento através da biometria.
Quem estiver impedido de comparecer a uma agência pode ainda realizar a prova por meio de um procurador cadastrado no INSS. Para os que estão no exterior, será possível realizar o procedimento comprovação de vida por meio de um procurador cadastrado no INSS ou utilizando o Formulário Específico de Atestado de Vida para o INSS, disponível no site da Previdência.
Mais informações podem ser vista no INSS.gov.br/beneficiario-tem-ate-o-dia-28-de-fevereiro-de-2018-para-realizar-a-comprovacao-de-vida/”>site do INSS.
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…