Chamadas

INSS: quais as chances do 14° salário ser pago até 2023?

O 14° salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está avançando na Câmara dos Deputados que deve liberar o Projeto de Lei 4367/2020 que pode permitir a criação de um abono anual (14° salário). Caso seja aprovado, o 14° salário do INSS seria pago em 2021, 2022 e 2023.

Existem dois projetos de lei que acabam confundindo a cabeça dos aposentados, isso porque, um pede a liberação do 14° salário e outro texto deseja permitir que o 13° salário seja pago em dobro.

Desta forma, o Projeto de Lei 4367/2020 deseja a criação de um abono anual (14° salário) que sendo aprovado será pago até 2023. Já o Projeto de Lei 3657/2020 pretende dobrar o 13° salário, instituindo assim um 14° salário.

O texto que está avançando na Câmara dos Deputados é de autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), ou seja, trata-se do Projeto de Lei 4367/2020. Enquanto isso, o Projeto de Lei 3656/2020 está tramitando no Senado Federal e tem como autor, o senador Paulo Paim (PT-RS), este porém, não consegue avançar, estando meses parado.

14° salário

Todos os segurados do INSS que possui benefício que dá o direito de receber o 13° salário será contemplado com o 14° salário:

Aposentadoria;
Pensão por morte;
Auxílio-doença
Auxílio-reclusão;
Auxílio-acidente
Beneficiários do auxílio-creche.

É bom lembrar que o BPC (Benefício de Prestação Continuada) por ser um benefício assistencial não tem direito ao 13° salário por sua vez não será contemplado com o 14° salário.

Sendo aprovado o projeto que está avançando na Câmara dos Deputados, vai permitir que os segurados recebam o 14° salário em 2021, 2022 e 2023.

14º salário ainda não está aprovado

No momento, trata-se apenas de um projeto de lei que ainda não foi aprovado. O que aconteceu foi a aprovação do texto na Câmara dos Deputados, contudo, precisa ser validado pelas duas Comissões responsáveis.

Sendo aprovado pelas duas comissões o tema na Câmara dos Deputados, o mesmo será encaminhado para o Senado Federal, que irá analisar e votar. Os senadores aprovando o texto, ele será enviado ao presidente Jair Bolsonaro para ser sancionado.

Se você quer consultar e saber como está o andamento do Projeto de Lei 4367/2020 e acompanhar o seu avanço, basta acessar a sua página.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Calendário de Pagamentos do Bolsa Família 2025: Entenda a Ordem de Recebimento

O Bolsa Família, programa social administrado pela Caixa Econômica Federal, segue um calendário específico para…

17 minutos ago

PGFN estende prazos para regularizar pendências com dívida ativa da União

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) anunciou, nesta segunda-feira (4), o lançamento dos Editais PGDAU…

30 minutos ago

Empresas têm até dia 28 para preencher o Relatório de Transparência Salarial

Entre 3 e 28 de fevereiro, empresas com 100 ou mais empregados devem informar seus…

58 minutos ago

Reforma Tributária: cerca de 6 milhões de empresas têm apenas este ano para se adaptar às novas regras

Com o primeiro projeto de regulamentação da Reforma Tributária sancionado, o sistema tributário nacional está…

1 hora ago

Câmara aprova PL que adapta Estatuto da Microempresa à Reforma Tributária

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou, em novembro, projeto…

1 hora ago

STF muda regra do salário-maternidade e surpreende trabalhadores

O salário-maternidade é um dos mais importantes benefícios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro…

2 horas ago