Fique Sabendo

INSS: Quais beneficiários terão os salários prorrogados automaticamente durante a pandemia?

O período da pandemia está fazendo uma turbulência na economia e o governo tem reagido com medidas para ajudar os brasileiros atingidos pela crise.

Foi publicada no dia 29 de abril, a Portaria 522, que autoriza a ampliação da validade do benefício do Auxílio-doença, e que já está em vigor. Sendo assim, os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, vão ter seus benefícios prorrogados automaticamente pelo órgão.

Para saber se você tem direito a ter seu benefício prorrogado automaticamente, será preciso ter conhecimento sobre o limite de pedidos de prorrogação que você já tenha feito.

Isso porque, o INSS irá considerar o limite máximo de pedidos de prorrogação de até seis requerimentos, que irão gerar prorrogação automática, sem precisar de perícia.

Enquanto as agências estiverem fechadas e não fazendo atendimento presencial, essas regras irão permanecer.

Para você fazer a solicitação da sua prorrogação do benefício, será possível utilizar o Portal Meu INSS ou ligar para central 135. Você deverá fazer o pedido do requerimento durante o período de 15 dias antes do seu auxílio terminar.

O INSS deixou bem claro, na seguinte informação:

“Para que a prorrogação seja feita, sempre será necessário o pedido do segurado, quando o requerente entender que ainda continua incapaz, lembrando sempre do limite estabelecido pela Portaria”.

Quando começou a pandemia e as agências do INSS fecharam temporariamente, o Instituto já tinha assegurado a concessão ou a renovação automática do benefício para quem tinha perícia médica agendada e que não conseguiu realizá-la em virtude do isolamento social.

Meu INSS, como funciona?

Liberado para o uso de beneficiários do INSS, o Meu INSS é um site onde o trabalhador pode consultar as principais informações sobre sua vida (como o tempo de que contribuiu para o INSS, emitir extratos, calcular tempo de aposentadoria, etc).

Mas, se você não estiver cadastrado no Meu INSS, será necessário acessar o site acesso.gov.br e se inscrever.

Com essa iniciativa, o Governo Federal unificou os logins, portais e sites institucionais para facilitar o cidadão que procura os serviços públicos na Internet.

Auxílio-doença – solicitar prorrogação

Depois de se cadastrar na plataforma, o segurado deve clicar em Entrar, aparecerá uma tela do Portal, onde você deverá informar o CPF e a senha. Logo depois, bastará clicar em Agenda perícia.

Logo abrirá uma segunda tela, nessa, o segurado deverá escolher a opção Perícia prorrogação e apetar Selecionar, mesmo que o exame não venha a ser realizado. Depois você deverá confirmar seus dados.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

A transação tributária é realmente uma boa opção para a minha empresa?

A transação tributária, prevista pela Lei nº 13.988/2020, teve seu prazo de adesão prorrogado para…

21 segundos ago

Brasil envelhece e frequenta mais farmácias: os desafios e comportamentos do consumidor 50+

O mercado voltado para o público sênior está ganhando cada vez mais relevância em diferentes…

15 minutos ago

Obrigações fiscais e contábeis de uma empresa: quais são as principais?

Fazer com que qualquer negócio opere regularmente nas questões fiscais manterá a empresa longe de…

2 horas ago

Trump prestes a “atirar” em impostos brasileiros; e agora?

Se tem uma coisa que Donald Trump adora é uma boa guerra comercial. O ex-presidente…

2 horas ago

A verdade sobre dívidas atrasadas no CNPJ; saiba hoje

Ter um CNPJ pode ser o sonho de muita gente, mas quando as dívidas começam…

2 horas ago

CNI dá péssima notícia para as pequenas indústrias do Brasil

O cenário para as pequenas indústrias brasileiras já não era dos melhores, mas agora ficou…

2 horas ago