O INSS concede vários benefícios aos seus segurados; mas sabemos que para garantir o recebimento desses proventos é preciso, além de cumprir com os requisitos exigidos, apresentar a documentação necessária para a solicitação. Quando mencionamos o BPC e o auxílio-doença, os segurados também podem ter que passar por uma avaliação médica. Em vários casos, os segurados não conseguem o benefício, por alguma falha no momento da solicitação.
Acompanhe o artigo para entender mais sobre esse tema.
De acordo com o INSS, as principais causas de negativa na solicitação dos benefícios são:
O BPC é um provento assistencialista no valor de um salário mínimo vigente (R$1.100,00 em 2021). O objetivo é proteger os portadores de deficiência que mostrem alguma limitação ao longo do tempo (física, mental, intelectual ou sensorial) ou idosos com idade mínima de 65 anos.
Regras estabelecidas para a solicitação do BPC
O cidadão que cumprir os critérios citados acima, precisa atender algumas regras para entrar com o pedido do BPC, são elas:
Importante: A condição de vulnerabilidade é definida pelo cálculo da renda mensal por pessoa. Os rendimentos de cada membro do grupo familiar são somados e depois são divididos pelo número total de pessoas pertencentes ao grupo. O resultado não pode ser superior a ¼ do salário mínimo atual (R$1.100,00 em 2021), portanto a renda por pessoa não pode exceder R$275,00.
Principais documentos para solicitar o Benefício de Prestação Continuada (BPC)
O auxílio-doença, também denominado de auxílio por incapacidade temporária, é um benefício garantido pelo INSS aos trabalhadores que precisam se ausentar do emprego devido a alguma impossibilidade provisória de exercer suas atividades de trabalho. Essa incapacidade deve ter no mínimo 15 dias consecutivos.
Critérios para assegurar o auxílio-doença:
Incapacidade temporária – estar incapacitado e afastado do trabalho por mais de 15 dias seguidos, ou no intervalo 60 dias da mesma enfermidade.
Período de carência – mínimo de 12 meses de arrecadação junto ao INSS.
Importante: Existem alguns casos onde esse tempo é dispensado, como em determinadas doenças, acidentes de qualquer natureza, ou acidentes de trabalho.
Ter qualidade de segurado – acontece quando mesmo sem estar contribuindo a pessoa ainda está amparada pelo INSS. Esse período tem a duração de 12 meses, após a última contribuição, podendo ser prolongado para 24 meses (quando o segurado tem mais de 120 arrecadações) , ou 36 meses (mais de 120 arrecadações e o segurado tiver sido demitido do último emprego).
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
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