Aposentadoria - Imagem De Pixel-Shot / Adobe Stock / editado por Jornal Contábil
Vários cidadãos brasileiros que recebem a aposentadoria, ou que estão quase se aposentando acreditam que além do pagamento do benefício só é permitido assegurar o 13º salário, mas isso não é verdade. Existem diversas vantagens asseguradas para essas pessoas.
Podemos citar como exemplo a acumulação de benefícios, de acordo com essa regra do INSS, o aposentado também tem direito de receber a pensão por morte deixada por seu cônjuge ou companheiro. Nesse caso, o beneficiário receberá o valor integral do provento de maior valor e um percentual do outro.
Acompanhe o artigo e entenda mais sobre o tema.
Como foi mencionado, a aposentadoria e o 13º não são os únicos direitos de quem se aposentou, veja a seguir algumas vantagens asseguradas para esse grupo de pessoas:
Todo cidadão aposentado que trabalhou entre 1971 e 1988, assegura o direito à cota do PIS/Pasep.
Quando o saque pode ser feito?
A quantia pode ser retirada se o aposentado ainda não tiver feito isso.
Como o aposentado pode consultar seu saldo?
A consulta pode ser realizada nas agências da Caixa Econômica Federal, mas para que isso aconteça é necessário apresentar o CPF.
O profissional que se aposentou por motivo de doença ou acidente, tem o direito de se reabilitar para retornar ao mercado de trabalho.
Vale ressaltar, que o INSS disponibiliza os recursos necessários para que isso aconteça, como: próteses, órteses e instrumentos de trabalho para o beneficiário
As pessoas aposentadas, com idade superior a 65 anos, que tenham filhos com idade inferior a 14 anos ou com invalidez comprovada, podem requerer ao INSS o salário-família.
Qual é o valor do benefício?
O valor do salário-família é variável, pois é calculado de acordo com a quantidade de dependentes.
A cota por filho é de R$51,27, mas para garantir esse direito é necessário ter renda de até R$1.503,25 por mês.
Os aposentados que contribuíram em virtude do vínculo de emprego, por um período mínimo de 10 anos, podem pedir a manutenção do plano de saúde.
O que o aposentado deve fazer para assegurar a manutenção do plano de saúde?
Para manter o plano de saúde, o beneficiário terá que se responsabilizar pelo pagamento total da mensalidade, nas mesmas disposições de cobertura assistencial que tinha quando estava trabalhando.
O segurado tem o direito de retirar o quantia integral do FGTS quando se aposentar.
Vale ressaltar, que se a dispensa aconteceu sem motivo grave, o aposentado também garante o direito de receber a multa de 40% do saldo do FGTS.
Onde o saque é efetuado?
O saque pode ser realizado nas agências da Caixa Econômica Federal.
A restituição do Imposto de Renda é garantida primeiramente para:
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…