Os segurados do INSS têm direito a diversos benefícios previdenciários, como aposentadorias e auxílios, em caso de acidente ou doença, e em muitos outros casos. Mas existem algumas situações que podem fazer o segurado colocar seu benefício em risco.
Existem situações que podem fazer com que o segurado do INSS possa perder o seu benefício, algo que pode prejudicar muito a vida de qualquer cidadão que utiliza seu benefício como única fonte de renda.
Pensando em ajudar, nós vamos te apresentar quais situações podem fazer um segurado do INSS perder o seu benefício, para você ficar atento e evitar perder a sua fonte de renda.
Acompanhe este artigo até o fim e se informe!
O INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem a responsabilidade de realizar o pagamento da aposentadoria e demais benefícios aos trabalhadores brasileiros, com exceção dos servidores públicos.
Quando um cidadão garante o seu benefício do INSS seja ele um auxílio ou uma aposentadoria, ele começa a depender financeiramente dessa remuneração paga mensalmente, porém, existem algumas situações desagradáveis que podem fazer com que o segurado perca seu benefício.
Iremos te mostrar quais são essas situações logo abaixo.
Situações que podem fazer o segurado perder o seu benefício
Veja algumas situações que podem fazer um segurado do INSS perder seu benefício a seguir:
- Não realizar a prova de vida
A finalidade da prova de vida é comprovar que o beneficiário está vivo para que o mesmo continue recebendo o seu benefício, não realizar a prova de vida pode ocasionar na perda do benefício.
- Não comparecer à perícia
Se o segurado não comparecer à perícia marcada periodicamente para comprovar a sua condição de saúde, ele pode acabar perdendo o seu benefício. A perícia é obrigatória se o cidadão pretende continuar recebendo seu benefício.
O segurado que se negar a comparecer na perícia médica, arrisca ter o seu benefício cancelado.
- Estar recebendo salário-maternidade
O salário-maternidade é um benefício para os cidadãos que precisam se ausentar do trabalho devido ao nascimento do filho, adoção ou guarda judicial.
Quando a segurada começa a receber o benefício por conta da maternidade, a aposentadoria ou auxílio é suspenso até que o salário pare de ser pago, afinal, o salário-maternidade também é um benefício do INSS e não é possível acumular benefícios.
- Se o segurado for preso
Se um beneficiário é preso, o seu benefício fica bloqueado. Quando o segurado for solto, o benefício do mesmo será desbloqueado.
Enquanto o cidadão está preso, os seus familiares podem solicitar o auxílio-reclusão.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.