Muitos segurados estão preocupados sobre a nova proposta da reforma da Previdência, a maior dúvida da população é saber em quanto tempo de contribuição poderão pedir a sua aposentadoria do INSS e em como será aplicada nas novas regras.
Existe um aplicativo chamado “MEU INSS” que tem o objetivo de facilitar essas questões, o mesmo pode ser utilizado através da tela do celular e também no site Meu INSS.
Existem duas formas de verificar essa informação:
Há uma grande vantagem além de facilitar a vida do segurado, com essa simulação digital é possível saber quais os períodos entraram na conta e é possível também ver se houve algum período de trabalho que não constou nos registros do INSS.
Caso falte algum registro de tempo, você terá que comprovar o tempo que não foi computado.
Quando você entrar no site Meu INSS, clique na opção “Cadastrar senha”, logo você será redirecionado para o Portal do Cidadão, sendo necessário informar:
Logo que inserir os dados o sistema irá fazer cinco perguntas, essas perguntas serão relacionadas em qual foi seu ano de admissão do seu último emprego, quais as empresas que trabalhou e se recebeu algum benefício do INSS nos últimos anos.
Em seguida você vai receber uma senha provisória, que será trocada logo no seu primeiro acesso, se você errar mais de uma pergunta, é necessário esperar 24 horas para tentar novamente pelo site ou ligar para o 135, no último caso você deverá ir a uma agência do INSS.
Como saber se posso receber aposentadoria do INSS?, logo que você seguir os passo a passo que mencionamos acima, faça o login no site e clique em “Simulação de tempo de serviço” que fica do lado esquerdo da tela, em seguida o site vai mostrar os vínculos de trabalho que estarão no sistema do INSS.
Em seguida clique em “Simular” e será detalhado o tempo total de contribuição em anos, meses e dias.
Quando clicar em “detalhar”, o sistema vai gerar um arquivo em formato PDF, nele será possível ver também o período de trabalho em cada empresa.
É isso que vai alegar se você pode ou não se aposentar por tempo de contribuição pelo fator previdenciário, o mesmo exige:
e quantos pontos será necessário para você atingir a fórmula 86/96, que é quando a soma da idade com o tempo de contribuição dá 86 para mulheres e 96 para homens.
Não existe um detalhamento específico para os segurados que irão se aposentar por idade, portanto devem considerar o tempo total de contribuição que aparece no topo da tela.
Para esta categoria é necessário 15 anos de pagamento, além de 60 anos de idade para mulheres e 65 para homens.
Os beneficiários devem estar atentos às informações do site com os registros em carteira ou carnês de contribuições.
Se houver algum período que não está no cadastro do INSS, o mesmo poderá adicionar manualmente esse tempo para fazer a simulação.
Esta inclusão manual não é contabilizada no portal, portanto é necessário fazer essa comprovação ao instituto para que o período conte oficialmente para a aposentadoria.
Se você não conseguir fazer o cadastro no site Meu INSS, você poderá calcular o tempo de contribuição no site de forma manual e para isso você deverá informar:
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por: Laís Oliveira
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…