O Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS é usado pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS para a concessão de benefícios previdenciários. No CNIS estão os dados relativos ao histórico de arrecadações de cada contribuinte.
Embasados nos dados incluídos no CNIS, são feitos os cálculos do período de arrecadação e dos valores pagos a cada benefício.
Por esse motivo é de suma importância que as informações incluídas no sistema CNIS estejam certas e apresentem todos os vínculos de trabalho e arrecadações realizadas pelos contribuintes, assim como a quantia recolhida, para que os direitos não sejam negados ou os pagamentos não tenham valores menores que o esperado.
Isso acontece porque o sistema foi mantido manualmente durante muito tempo, o que acarretou em discordâncias e incoerências relativas a esse procedimento realizado de forma arcaica. Existem também as confusões normais aos processos de migração para os sistemas eletrônicos.
Logo, existe a chance de algumas informações relativas ao histórico de arrecadações do contribuinte não estarem incluídas da forma certa no sistema CNIS, isso atrapalha o processo de concessão de benefícios e também pode fazer com que a quantia a ser recebida pelo benefício concedido seja menor; pois o cálculo do provento é baseado nos valores e no período de arrecadação do contribuinte.
Como foi mencionado acima, o CNIS contém as informações relativas ao histórico de contribuições do trabalhador. Além dele, a carteira de trabalho, os contracheques, os carnês e outros documentos relacionados à vida do profissional, podem ser úteis para a comprovação do tempo de serviço ou das arrecadações que não estão incluídas no sistema, ou que foram colocadas de forma incorreta. Esses documentos podem ser usados para que seja realizado o Acerto de Vínculos e Contribuições do segurado, assegurando que o INSS tenha os dados necessários para a verificação do respectivo direito.
Isto é, quando alguma discordância é identificada, como tempo de serviço incompleto, remuneração errada ou inexistente, existe a chance de fazer a inclusão, exclusão ou modificação dos dados no histórico do contribuinte (CNIS), através do acerto de vínculos e remunerações.
Como podemos perceber, a verificação de todos os pormenores que constam no CNIS é de suma importância, principalmente as informações relacionadas ao vínculo de trabalho e aos pagamentos de cada período. Uma dica para quem quer evitar desgastes, é contratar profissionais com experiência e especializados que possam assegurar que os dados incluídos no CNIS estejam corretos e assim o direito do contribuinte seja concedido.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…