Você já tem o auxílio-doença, mas quer saber como ele pode virar aposentadoria?
Bom, hoje nós decidimos fazer a abordagem desse assunto, visando te ajudar a esclarecer pontos bem importantes. Vamos lá conferir?
O auxílio-doença é um benefício previdenciário que garante um amparo financeiro a todo contribuinte que, de alguma forma, teve suas funções prejudicadas e isso exigiu que, por medida de saúde e segurança do próprio colaborador, ele fosse afastado do trabalho.
Assim, pode envolver uma doença ou acidente ocorrido no trabalho.
Para ter direito a esse tipo de benefício é preciso que o colaborador comprove, através de documentos e perícia, que sua condição, de fato, o impede de desempenhar suas funções.
Sabe-se que a aposentadoria é o direito concedido por tempo de trabalho, ou ainda por motivos comprovados, onde o empregado ou o contribuinte individual (autônomo) teve de se afastar do serviço, sem ter condições de voltar para suas funções normais.
Existem vários tipos de aposentadoria e cada uma é orientada pela condição do trabalhador. Assim, realmente é preciso ter o auxílio de um advogado especializado em direito previdenciário, de modo que ele possa fornecer a orientação e informações precisa com base em cada caso, sendo uma ajuda indispensável.
Algo bem interessante no contexto de aposentadoria por invalidez, a liberação de seguros por invalidez e a quitação de financiamentos imobiliários é que eles podem ser obtidos com mais facilidade.
Sim.
Isso ocorre porque o INSS exige que, de tempos em tempos, o segurado empregado ou o contribuinte individual realize novos exames e perícia, a fim de constatar que, de fato, sua saúde ainda continua requerendo cuidados.
O segurando, portando, só fica tendo direito ao benefício se continuar incapacitado para trabalhar.
Assim, nesse vai e vem, o colaborador fica tendo que fazer perícias muitas vezes, causando desgastes e o medo de, em algum momento, até perder o benefício.
O correto é ter a ajuda de um advogado com experiências nos trâmites e exigências legais para adquirir a aposentadoria nesse formato.
Quando o auxílio-doença começa a ser prorrogado, é possível e está dentro da Lei a possibilidade de se aposentar por invalidez.
Assim, para conseguir se aposentar por invalidez, transformando o antigo auxílio-doença numa opção mais vantajosa, o empregado deve passar por perícia, onde se constante incapacidade total e permanente do segurado retornar ao trabalho.
Dessa forma, o procedimento processual para se requerer a conversão do auxílio-doença para aposentadoria por invalidez está inserido dentro da legislação em vigor.
Portanto, para conseguir se aposentar por invalidez, no sentido da transformação do auxílio-doença, é necessário que o contribuinte tenha dois pontos, de acordo com o Código de Processo Civil em seu artigo 17, que são:
LEGITIMIDADE E INTERESSE.
Obviamente, pode haver algumas dificuldades em se conseguir se aposentar, portanto, é bom poder contar com um advogado e assessoria jurídica especializada com experiência em previdência e em processos previdenciários e de aposentadoria, de modo que você possa obter o seu direito.
Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?
Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Conteúdo original Macedo Advocacia
Se você está desistindo do seu Microempreendedor Individual (MEI) e já decidiu que vai encerrar…
O Brasil possui um número crescente de Microempreendedores Individuais (MEIs), atraídos pela simplicidade do processo…
Desde sua criação em 1994, o Real trouxe consigo a promessa de estabilidade econômica após…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é conhecido principalmente por garantir a aposentadoria aos…
Uma nova proposta do governo pode limitar a antecipação do saque-aniversário do FGTS, modalidade em…
O Bolsa Família, programa social administrado pela Caixa Econômica Federal, segue um calendário específico para…
View Comments
Eu estou esperando o auxilio doença pq eu tenho depressão profunda a ponto de si matar pq eu tenho problemas de coluna to esperando a ressonansia pelo sus e nada os medico nao que deixar eu se enterna pq eu estou com esquicimento na cabeca e os medico me deu a carta para aposentadoria pelo niss mais nao consegui fazer a ressonansia pq é demorado eu nao posso trabalho as vesez eu choro fico triste ansiosa e preciso de ajume financeira aqui em cravinhos nem os prefeito ajuda quem ta nessecitado passando dificuldade eu preciso urgente fazer essa ressonansia pq eu toda hora eu vou para a santa casa tomar injecao para coluna
Eu estou recebendo o auxilio doenca a 1 ano e 11 meses e agora foi concedido sem data pra sessar e me chamarão para uma perícia judicial pode o juiz conceder a aposentadoria
ola
Eu recebi axilio doença mais este mês o INSS só pago 400 tou desesperada porque não tenho como sobrevive já tenho 60 anos e estou acamada contrai outra doença tenho efizema pulmonar e vivo no oxigênio
Oi tenho 53 anos já sofri dois infarto do miocárdio no primeiro fiquei 1 ano e 10 meses afastado foi negado meu benefício e eu voltei ao trabalho trabalhanhei 9 meses e sofri o segundo infarto to afastado des de novembro do ano passado eu poço pedir a aposentadoria por invalidez
To 48 anos ja operei da coluna duas vezes mas não aguento trabalha minha função é montador será eu consegui aposentar já
Tenho 60 anos, auxilio doenca a 8 anos, minha incapacidade e parcial definitiva, passei no pente fino a 2 anos foi última perícia, como faço para aposentar, queria ficar tranquila vc pode me orientar
Tenho 60 anos, fiz em
Dezembro/19, possuo 15 anos, 2 meses e 9 dias de inss. Porém
Fiquei 3 anos de auxílio doença, já possuo tempo de carência suficiente para requerer aposentadoria por idade?