Chamadas

INSS: quanto tempo demora um processo na Justiça?

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem sido acionado na Justiça pelos seus segurados que buscam revisão e até mesmo receber os atrasados. Mas, entrar na justiça significa esperar, na maioria das vezes, por 18 meses. Mas, isso vai depender do seu Estado ou região. Por isso, é bom ter o apoio de um advogado.

Em alguns casos, serão ultrapassados os 18 meses, ou seja, esperar mais. A demora às vezes significa serem casos mais complexos, onde é preciso a realização de perícias e demais questões que vão influenciar no andamento do processo.

Outro motivo para demora num processo é o fato do INSS sempre entrar com recurso.
Conheça as fases do processo judicial contra o INSS.

Quando o INSS indefere um pedido administrativo, você pode entrar com um recurso para o próprio INSS. O INSS negando novamente o seu pedido, ai sim! Você entrará na Justiça contra o órgão.

  • Criação da petição inicial para dar entrada do processo: cerca de 30 dias;
  • Notificação do INSS para responder ao processo (nesse momento, começam a ser calculado os juros e correções que devem ser pagos a você): até 60 dias;
  • Contestação pelo INSS contra o processo: até 120 dias;
  • Réplica do Advogado contra a contestação: até 20 dias;
  • Momento da perícia ou audiência (não são todos os processos em que é obrigatória esta fase): entre 30 e 180 dias cada uma delas (perícia e audiência);
  • Contestação da perícia (talvez não aconteça por não precisar da perícia): 30 dias;
  • Depoimento de testemunhas (se for preciso) em outro lugar (cidade ou estado diferente): cerca de 90 dias:
  • Prazo para razões finais (informações finais trazidas pelo advogado e pelo INSS): 45 dias;
  • Prazo para sentença: entre 3 e 6 meses.

Se formos analisar, os processos judiciais contra o INSS poderão durar de 11 meses a 2 anos. Ou seja, uma longa espera. O tempo gasto em solicitações administrativas não é calculado.

O INSS perdendo na Justiça, com certeza entrará com um recurso em tribunais superiores, o que vai levar mais tempo ainda a sua espera, até o processo ser concluído.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha, com informações de Mota Advocacia – Advogadas especialistas em assuntos relacionados ao INSS

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

3 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

7 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

10 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

15 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

16 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

16 horas ago