Categories: CarreiraChamadasINSS

INSS: QUEM TEM FIBROMIALGIA TEM DIREITO AO AUXÍLIO DOENÇA?

Só quem tem fibromialgia para saber quantas dores essa doença pode fazer alguém passar todos os dias, seja na cabeça, nas costas ou nas pernas — ela pode se dar em qualquer lugar do corpo. Em alguns casos, fica claro a falta de condição de se trabalhar por conta dela e o requerimento do auxílio-doença acaba sendo necessário.

E esse é sim um direito de todos os portadores da doença, mesmo muitos não sabendo que a fibromialgia dá afastamento pelo INSS. É claro que, muitas vezes, após uma consulta, o pedido pode ser negado, mas estamos aqui justamente para te ajudar com isso, e explicaremos melhor no texto. Pode se tranquilizar, você não está sem amparo!

Tenho fibromialgia, como consigo o auxílio-doença?

Fique tranquilo, lembramos, mais uma vez, que você possui direitos! Sim, a fibromialgia afasta pelo INSS. Logo, você pode sim pedir seu auxílio-doença por fibromialgia. O processo não é muito diferente de outros pedidos por conta de outras doenças.

O portador da fibromialgia que estiver afastado do serviço por mais de 15 dias pode solicitar diretamente ao INSS seu auxílio-doença. Aí entra a famosa “Autarquia Previdenciária”, que nada mais é do que a avaliação que um médico fará sobre você para saber se você realmente não está em condições de trabalhar.

O INSS só concederá o auxílio-doença caso o médico perito avalie sua incapacidade total ou parcial para trabalhar normalmente, assim como para atividades simples do dia a dia. Infelizmente, o trabalhador que já tiver começado a recolher o INSS possuindo a doença só poderá solicitar o auxílio-doença caso ela fique mais forte com o passar do tempo e já tiver quitado a carência.

Cabe lembrar que carência é o tempo mínimo que alguém precisa estar contribuindo ao INSS para poder usufruir do benefício do auxílio doença. Normalmente, esse prazo mínimo é de 12 mensalidades.

Sabemos que esses processos são difíceis e burocráticos e muitas vezes o resultado não é o esperado. É relativamente comum que pedidos para receber o auxílio-doença sejam indeferidos (rejeitados), o que nem sempre reflete a situação real de quem pede, muitas vezes impedida de trabalhar. Mas tudo bem, existem sempre saídas para essas circunstâncias!

E se eu quiser pedir aposentadoria por invalidez, também dá?

Os processos continuam parecidos quando se trata de aposentadoria por invalidez, mas algumas coisinhas mudam um pouco. Diferente do pedido por auxílio-doença, você precisa estar afastado permanentemente do trabalho por causa da fibromialgia para ter a aposentadoria pelo INSS.

Mais uma vez, você terá que passar por um médico para que ele veja se a sua fibromialgia é um problema permanente e que te deixe totalmente sem condições de continuar trabalhando.

Assim como no caso do auxílio-doença, algumas injustiças às vezes são cometidas e nem sempre quem solicita o benefício tem o pedido atendido. Lembramos que estamos aqui do seu lado quando isso acontecer, ok? Fique tranquilo!

Para agendar sua perícia, você pode ligar no número 135 ou tentar acessar via internet, pelo site www.mpas.gov.br.

Uma dica sempre valiosa para os que estão nesse processo é sempre reunir o máximo possível de documentos, exames e atestados que possam confirmar para o médico perito como realmente aquela doença te afeta. Isso pode afetar bastante o resultado final da perícia.

Como eu sei se tenho fibromialgia?

A fibromialgia é tão comum quanto incômoda. A doença basicamente se trata de uma síndrome que causa dores musculares profundas em qualquer lugar do corpo, sendo os mais comuns a cabeça e as costas. A doença pode também trazer mais fadiga, problemas com o sono e deixar partes do corpo mais delicadas. Outros sintomas são a depressão e o cansaço constante.

Você tem algo parecido com isso? Bom, se sim, existem boas chances de que você esteja sofrendo com a fibromialgia. Embora sua sensibilidade a dores possa ser uma causa para a fibromialgia, muitos casos ocorrem por conta de muito estresse, de traumas ou infecções.

Os tratamentos para a fibromialgia também são bastante complicados, variando de caso para caso, e muitos enfermos não conseguem ter acesso a eles. Um dos motivos para isso é a dificuldade de se detectar um paciente com fibromialgia.

Além disso, os portadores da fibromialgia também costumam sofrer bastante preconceito nos mais diversos meios, como na família, no trabalho e com os amigos, por conta do pouco entendimento sobre a doença. Muitos chegam a se irritar devido às constantes reclamações de dor e ignoram os efeitos provocados por ela, causando também problemas emocionais e psicológicos no portador da doença.

Complicado, né? Com isso, não é difícil concluir que muitas pessoas não possuem a mínima condição de trabalhar por causa da fibromialgia. As dificuldades no ambiente de trabalho logo são visíveis e causam problemas tanto para o enfermo quanto para a própria empresa. Imagine-se tendo que subir e descer escadas, carregar itens um pouco mais pesados ou interagir em locais de trabalho que exijam mais movimentação.

Por isso, estamos aqui para lembrar que quem possui fibromialgia tem direito ao auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez e que fazer o requerimento desse benefício não é nenhum ‘bicho de sete cabeças’.

Entendi tudo, só ainda não sei o que é o… auxílio-doença

Não esquente a cabeça! Isso é mais normal do que se pensa. Fala-se muito sobre a possibilidade de pedir auxílio-doença para o INSS, mas pouco mesmo se fala sobre o que é de fato o auxílio-doença.

O auxílio-doença é basicamente um benefício que o INSS concede a pessoas que estão incapacitadas de continuar trabalhando por causa de alguma doença. Mas, diferente da aposentadoria por invalidez, é um auxílio temporário e a remuneração varia de caso para caso.

Maviene disponibiliza muito conteúdo bacana para que você possa entender mais sobre seus direitos e correr atrás deles, ainda mais quando o assunto é direito previdenciário.

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

View Comments

  • Ortopedista mim passou um remédio disse pra mim tomar vida toda,relaxante muscular mas ñ ta resolvendo mais,durmo com dor acordo com dor ,nas costa pescoço no corpo todo sem contar a dor de cabeça fico muito estressada já ranquei ate a metade da unha ja,nem sei o q fazer mais,ja tirei o raio x ñ deu nada,so sei q as dores São invisível so eu sei o q é.

  • Fui diagnosticada com fibriogia por vários médicos, Faço uso dos medicamentos , más não adianta muito sofro bastante com muitas dores .Mas o que más min deixa indignada é a falta de conhecimento dos médicos em relação essa doença. Já sai várias vezes chorando dos consultórios.porque os médicos dizem você tem fibriogia tome esse remedio más não se preocupe isso não é nada e coisa de sua cabeça.E o pior não quer min da um laudo comprovando o meu problema.Enquanto isso sei que tenho meus direitos , trabalho pela necessidade, não posso reivindica meus direitos junto ao inss porque não tenho um laudo médico, sei que estou doente essa doença já foi reconhecida.Eos médicos ainda se posiciona sem informação.

  • Bom dia, tenho essa doença a 17 anos causada por trauma, pois fui estuprada pelo meu pai,e mantida em cárcere sendo espancada por muito tempo,a dois anos piorou muito com a morte da minha filha, hoje com 31 anos nunca trabalhei de carteira assinada, minha única renda é o bolsa família, tenho quatro filhos gêmeas de 6 anos 1 de oito e outro de 10, meu marido faz bicos( pequenos trabalhos) e passamos por muita dificuldade já que samos ambos de família carente,por favor alguém me ajuda, não sei o que fazer e preciso muito desse auxílio,desde já agradeço.

  • Tenho fibromialgia não aguento de tanta dor muita dificuldade para trabalhar o que eu faço me ajude por favor

  • Bom dia meu marido tem essa doença mais de 10 anos e também sofre muito com essa dor ele tem muitos anos pago o INSS só que no momento não está em dia porque atrasado devido as dores fortes não consegui trabalhar e muito menos pra poder pagar o INSS o poucos que ganha e comida e remédios porque nem todos os postinho de saúde dão as vezes tem que comprar o que eu faço entro com um advogado previdênciario pra ele conseguir um benefícios e autônomo ok obrigada aguardando resposta araci9253@gmail.com...

  • Mi chamo rosirene tenho 40 anos e ha seis meses descobrir a fibro acompanhada com o reumatismo sinto muitas dores nao tem um dia que fico sem dor ja nao sei o que fazer sinto tanta dor que nao consigu comer eu tinha 79 kl dentro esses seis meses estou com 58 nao tenho fome nem sono fico mais acordado e relutando com a dor porque assim eu sei que nao vou morrer e uma sensaçao ruim vc nao poder nem se vestir so so o senhor jesus pra nos ajudar a viver sentindo dor

  • Sou portadora de fibromialgia tenho direito em um benefício pois pedi minha demissão por não aguentar trabalhar mais

  • Bom dia eu sofro de fibromealgia a 4 anos tive melhoras mas agora parece que vou morrer de tanta dor a depressao tbm ta terrivel ja tentei ate tirar minha vida por causa da angustia q eu to sentindo to afastada do servico ate ja neiro mas nao vejo melhoras oq eu fevo faser nesse caso

  • Boa tarde ,tenho fibromialgia a 4 anos estou em tratamento mas sem nenhum resultado positivo ,meu pescoço parece estar quebrado de tantas dores ,todas as juntas doem agora está doendo até dentro do ouvido é muito sofrido, depressão , insônia nem Rivotril me derruba, inda sou diabética que ajuda aumentar as dores ,tenho também tendinite

Recent Posts

MEI: Conheça as 10 Atividades Mais Procuradas por Empreendedores

O Brasil possui um número crescente de Microempreendedores Individuais (MEIs), atraídos pela simplicidade do processo…

11 minutos ago

Por que o seu dinheiro está desvalorizando?

Desde sua criação em 1994, o Real trouxe consigo a promessa de estabilidade econômica após…

1 hora ago

Benefícios do INSS que pouca gente conhece

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é conhecido principalmente por garantir a aposentadoria aos…

1 hora ago

Governo estuda limitar antecipação do saque-aniversário do FGTS

Uma nova proposta do governo pode limitar a antecipação do saque-aniversário do FGTS, modalidade em…

2 horas ago

Calendário de Pagamentos do Bolsa Família 2025: Entenda a Ordem de Recebimento

O Bolsa Família, programa social administrado pela Caixa Econômica Federal, segue um calendário específico para…

3 horas ago

PGFN estende prazos para regularizar pendências com dívida ativa da União

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) anunciou, nesta segunda-feira (4), o lançamento dos Editais PGDAU…

3 horas ago