Chamadas

INSS quer acelerar a concessão de novos benefícios

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) quer criar medidas que acelerem a concessão de novos benefícios, conforme informou Leonardo Rolim, presidente da autarquia.

Para isso, será necessário aprimorar sistemas, usando tecnologia que realize avaliações sociais de segurados à distância e a automatização da concessão de benefícios específicos, como a pensão por morte.

Segundo Rolim, a fila dos benefícios previdenciários deve estar regularizada até dezembro deste ano. No que diz respeito aos direitos assistenciais, como o BPC (Benefício de Prestação Continuada), só deverá ter sua concessão regularizada em 2022. Isso porque os benefícios assistenciais são mais complexos e houve um acúmulo de solicitações, devido a pandemia.

De acordo com o Estadão, o presidente do INSS teria dito que caso a fila for diminuindo, as despesas com novas concessões serão incorporadas ao Orçamento nas revisões bimestrais. Esses gastos são bancados tanto pelo Ministério do Trabalho quanto pela Previdência Social. O BPC é custeado por doações vindas do Ministério da Cidadania.

Como consultar o benefício do INSS pelo CPF?

O número de pessoas que se deslocam até uma agência previdenciária só para consultar a situação do benefício do INSS é muito grande. No entanto, esse procedimento não é mais necessário.

A consulta pode ser realizada sem sair de casa, acessando o site ou aplicativo Meu INSS ou pela central de teleatendimento 135.

Veja os passos para você consultar seu benefício pelo “Meu INSS”

  • Primeiro, você precisa acessar o site ou o aplicativo e fazer seu login no sistema, com o CPF e a senha cadastrada;
  • Entrando na tela inicial da plataforma, você verá um menu com várias opções, como “Agendamentos” e “Pedir Aposentadoria”. Clique na que diz “Meus Benefícios”;
  • Você será levado a uma página com todos os benefícios que solicitou ao INSS, sejam ativos ou não. Nessa tela, inclusive, já será possível verificar como está o pedido que você deseja consultar;
  • Para ter mais detalhes, é só clicar em cima do benefício que você está acompanhando. Você verá o número e a espécie do benefício, além da condição em que ele se encontra (pré-habilitado, habilitado, deferido ou indeferido).

As pessoas que não têm tanta familiaridade ou mesmo disponibilidade para acessar a internet, podem realizar a consulta de benefício do INSS pelo telefone 135, informando o número do CPF.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

DeepSeek: Entenda a disputa tecnológica entre a China e os EUA

As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…

35 segundos ago

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

8 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

12 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

15 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

20 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

21 horas ago