Existe a possibilidade das agências do INSS reabrirem a partir de 3 de agosto. O fechamento temporário do INSS começou em março com a chegada da pandemia do novo coronavírus.
Por isso o atendimento está sendo realizado através do aplicativo e site Meu INSS
Com a volta de atendimento presencial, o funcionamento das agências deverá ser parcial, ou seja, seis horas contínuas.
Só serão atendidos os segurados e beneficiários que tenham realizado prévio agendamento pelos canais remotos (Meu INSS ou pela central 135).
Será retomado também os serviços que não são possíveis ser realizados pelos canais remotos.
80% dos serviços do INSS estarão de volta com a reabertura, que vai acontecer em agosto.
Veja quais serviços estarão de volta com a reabertura das agências nessa primeira fase:
- Serviços de perícia médica;
- Avaliação social;
- Cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional.
Meu INSS
O aplicativo Meu INSS, poderá ser acessado pelo computador, Smartphone. O aplicativo oferece 90 serviços dos 96 do órgão, que são possíveis fazer sem sair de casa.
Serviços disponíveis no aplicativo e site Meu INSS:
- Serviços disponíveis no Meu INSS
- Pedido e acompanhamento de aposentadorias, benefício assistencial e pensão por morte
- Pedido e acompanhamento do salário maternidade urbano
- Acesso ao CNIS (Extrato Previdenciário)
- Acesso ao extrato de empréstimo consignado
- Acesso ao extrato de imposto de renda
- Acesso à carta de concessão do benefício
- Agendamento e resultado de perícia médica
- Consulta à revisão do benefício
- Pedido de recurso de benefício por incapacidade
- Pedido de cessação de benefício por óbito
- Cadastro ou renovação de representante legal
- Atualização de dados cadastrais do beneficiário
- Solicitação de exclusão de empréstimo consignado
- Cadastro de pensão alimentícia
- Cálculo de contribuição em atraso,emissão e ou cálculo de GPS
- Atualização de dados cadastrais
- Também pode ser enviado o seu laudo médico para a perícia médica por meio do aplicativo, por causa da pandemia.
Central 135
Na Central 135, o atendimento é feito de segunda a sábado das 7h às 22h, sendo possível tirar dúvidas sobre o acesso aos serviços.
Novos serviços
![meu inss](https://www.jornalcontabil.com.br/wp-content/uploads/2020/04/app-meu-inss.jpg)
Para evitar aglomerações e contagio por meio do novo coronavírus, mais dois serviços serão disponibilizados no aplicativo, como por exemplo, prova de vida por meio do celular.
O atendimento no aplicativo para prova de vida, será realizado por meio de reconhecimento facial usando a câmera do celular, e estará disponível para quem possua carteira de motorista e título de eleitor digital.
O projeto-piloto tem como foco atender as pessoas que deveriam ter feito essa comprovação antes da suspensão da exigência.
A prova de vida é obrigatório e deve ser feita todos os anos, independente da idade, do tipo de benefício que está sendo recebido pelo segurado ou a forma de recebimento (através de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético).
A prova de vida começou a ser exigida em 2012 para evitar fraudes no recebimento do benefício. A validade da prova de vida é de um ano e deve ser feito no banco em que o segurado recebe o seu pagamento.
Quando o segurado não faz a prova de vida, o pagamento é suspenso por tempo indeterminado ou cancelado.
O INSS pretende também fazer o pagamento automático para os benefícios concedidos por meio de vias judiciais.
Atualmente, o INSS não consegue cumprir as datas de pagamento que serão determinadas pela Justiça. Isso gera o pagamento de multas e acaba criando problemas para o segurado, que depende do benefício para muitas coisas.
O objetivo é reduzir o tempo de espera que o segurado terá entre a decisão da Justiça e a implantação do benefício, que às vezes pode demorar de três meses ou mais.