Chamadas

INSS: Revisão aumentará aposentadoria em 6 vezes

O STJ (Tribunal Superior de Justiça) foi a favor do tema 999 (“Revisão da Vida Toda”) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A decisão do STJ garante que o aposentado possa receber o benefício até seis vezes maior que o anterior.

A correção será feita através de um pedido à Previdência o recálculo da média salarial, levando em conta todos os salários do trabalhador, inclusive os que foram pagos antes de julho de 1994.

Até o dia 12 de novembro de 2019, o INSS calculava a média do salário com base nos 80% dos maiores salários do trabalhador a partir de julho de 1994. Porém, a análise mudou.

Depois da Reforma, ficou decidido que o segurado que se enquadra na decisão e recebe hoje o piso da aposentadoria pode, por exemplo, passar a receber o teto da Previdência, um aumento de cerca de 485% nos ganhos.

Poderão ser beneficiados com a “revisão da vida toda” mais de 2 mil pessoas, segundo especialistas.

No entanto, para isso acontecer, irá depender de alguns fatores, como o caso do contribuinte que trabalhou a vida inteira recebendo sobre o teto da previdência. Ou seja, o trabalhador que passou para a informalidade, se tornou empresário, e deixou de contribuir com o INSS, no ano de 1993.

Na regra antiga, quando essa pessoa se aposentou, passou a receber um salário mínimo, já que ela ainda não tinha qualquer contribuição depois de 1994, embora, todos os salários dela antes dessa data garantirem o benefício no valor do teto.

Benefício no teto

A decisão do STJ, considerou contribuições anteriores ao ano de 1994, sendo assim, o aposentado poderá ter esse benefício revisado e, portanto, passar a receber o teto da Previdência.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

4 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

9 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

11 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

17 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

17 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

17 horas ago