Chamadas

INSS: Saiba como colocar em dia as contribuições em atraso

Por situações adversas, muitas vezes podemos acabar deixando de pagar coisas de extrema importância. O INSS em atraso pode causar transtornos lá no futuro, quando você for fazer a somatória de quanto tempo contribuiu e se deparar com esse período que ficou sem pagar. Mas não se preocupe, existem alguns casos que é possível colocar em dia as contribuições do INSS.

Quem pode contribuir com o INSS em atraso?

Contribuinte individual (autônomos) – Se você contribuiu pelo menos uma única vez estando nesta categoria e depois parou de contribuir, é possível pagar até 5 anos o que está atrasado. Basta imprimir a guia no site da Receita Federal. Se o tempo que está em atraso for mais de 5 anos, ou se nunca contribuiu, é necessário ir até o INSS regularizar a situação e comprovar que você exerce a atividade como profissional liberal.

Contribuinte Facultativo – Quem contribui como facultativo pode pagar o que está atrasado se a guia não tiver um atraso maior que 6 meses. Nestes casos, o cálculo do que está em atraso pode ser feito pela internet na Receita Federal. É contribuinte facultativo quem não trabalha, mas paga o INSS para garantir benefícios previdenciários como auxílio doença, pensão por morte e aposentadoria.

Quem não precisa contribuir com o INSS em atraso?

Se você trabalhou algum tempo nas condições abaixo, talvez não seja necessário contribuir com o INSS em atraso.

-Emprego informal, sem registro em carteira.

-Trabalho rural antes de 1991;

-Trabalho prestado como contribuinte individual (autônomo) para uma Pessoa Jurídica;

Se esse for seu caso, entre em contato com um advogado especialista em previdência e se informe sobre os documentos para contar este tempo sem precisar pagar nada.

Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?

Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Conteúdo original Melo Advogados

Você ficou com dívidas? Converse com os especialistas em INSS(Previdência) do escritório Melo Advogados sem compromisso (atendemos todo País). Fale agora via WhatsApp pelo telefone 42 99810-2866 < clique e vá para a conversa direto

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

DeepSeek: Entenda a disputa tecnológica entre a China e os EUA

As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…

58 minutos ago

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

9 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

13 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

16 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

21 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

22 horas ago