A prova de vida é uma estratégia determinada por lei que ocorre anualmente. O objetivo é evitar fraudes e pagamentos indevidos. Os aposentados, pensionistas e cidadãos que recebem benefícios assistenciais têm a obrigação de fazer esse procedimento.
A partir de janeiro deste ano, a prova de vida volta a ser obrigatória. Ela tinha sido suspensa em decorrência da pandemia da Covid -19, com a finalidade de evitar a contaminação entre os beneficiários do INSS.
Recentemente, o INSS emitiu um alerta para os seus beneficiários, para que fiquem atentos aos meios oficiais de fazer a prova de vida. Essa medida se fez necessária, pois criminosos começaram a aplicar golpes em idosos se aproveitando da obrigatoriedade do procedimento em 2022.
Segundo o INSS, o novo golpe é aplicado através de ligações onde os criminosos falam algumas informações pessoais da vítima, a finalidade é passar segurança para depois dar continuidade ao crime.
Em um segundo momento, uma mensagem de texto por WhatsApp é enviada para a vítima, pedindo uma foto do seu documento de identificação pessoal para que a prova de vida seja feita.
Nesse momento os criminosos possuem todas as informações pessoais da vítima e as utilizam para fazer transações bancárias em nome do beneficiário.
Importante: O INSS não entra em contato com seus beneficiários por telefone e não orienta o compartilhamento de informações pessoais. Em casos de dúvidas, o segurado pode ligar na Central de Atendimento do INSS pelo número 135.
Segundo a nova portaria divulgada pelo INSS, a prova de vida em 2022 será feita no mês de aniversário do beneficiário. A autarquia também liberou o calendário complementar para os beneficiários que não fizeram o procedimento desde novembro de 2020
Veja a seguir:
Data de vencimento da prova de vida | Competência de suspensão |
Até dezembro/2020 | Fevereiro/2022 |
Janeiro a junho/2021 | Março/2022 |
Julho e agosto/2021 | Abril/2022 |
Setembro e outubro/2021 | Maio/2022 |
Novembro e dezembro/2021 | Junho/2022 |
Para realizar a comprovação de vida, o beneficiário precisa se dirigir ao caixa eletrônico e fazer alguma transação usando a biometria. Os depósitos ou transferências usando o cartão do INSS são alguns dos procedimentos válidos para a prova de vida.
Importante: Algumas instituições financeiras disponibilizam a prova de vida digital. Para saber como o procedimento é realizado é necessário que o beneficiário acesse os canais digitais do banco em questão e fique por dentro de cada detalhe.
Vale lembrar, que o procedimento também pode ser feito no domicílio do beneficiário com idade superior a 80 anos e segurados que possuam dificuldades de locomoção (qualquer idade). Para isso é necessário que o beneficiário ou algum representante faça o agendamento pelo número de telefone 135 ou pela plataforma Meu INSS.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…