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INSS: Saiba como se prevenir do pente-fino

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), anunciou em setembro, mais um pente-fino que serão realizados nos benefícios que são pagos pela Previdência Social. Tudo indica que cerca de 1,7 milhão de segurados sejam notificados em todo o país.

O trabalhador urbano que for notificado terá 30 dias para apresentar os documentos que comprovem a concessão do benefício. Em relação ao trabalhador rural, o prazo para enviar é de 60 dias.

Quem recebeu a notificação e não cumprir o prazo para apresentar sua defesa, poderá ter seu benefício bloqueado ou até mesmo suspenso. Isso também pode ocorrer caso a defesa seja insuficiente.

O que é o pente-fino do INSS?

O INSS, todos os anos, faz uma espécie de investigação para saber quais os benefícios previdenciários foram concedidos de forma incorreta.

O Programa Especial para Análise de Benefícios com Indícios de Irregularidade tem como objetivo identificar situações em que os requisitos não foram preenchidos e os que possam estar com documentação falsa.

Vale lembrar, que devido a alta demanda de requerimentos administrativos, servidores do INSS podem errar e conceder algum benefício que o segurado não tinha direito.
A medida também pretende evitar fraudes, uma vez que o cidadão pode apresentar documentos falsos ou adulterados.

Sendo assim, o segurado que tiver indícios de irregularidade no seu cadastro serão notificados de que passarão por investigação ou avaliação pela Administração da Previdência Social.

Benefícios que poderão passar pelo Pente-fino do INSS:

Auxílio Doença;
Auxílio Acidente;
Aposentadoria por Invalidez;
Benefício Assistencial (BPC-LOAS).

Um dos maiores problemas descobertos pela Previdência Social no pente-fino são as fraudes de informações sobre a morte de aposentados e falsificações dos certificados de vida.

Como se prevenir do pente-fino?

Para se prevenir do pente-fino, o segurado que for notificado deverá fazer uma análise dos documentos que foram solicitados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Depois, terá que reunir toda a documentação que comprovará o direito ao benefício. A documentação precisa estar em bom estado de conservação e legível.

Primeiro, o segurado que for notificado deve fazer uma análise dos documentos solicitados pelo INSS. Em seguida, deve reunir toda a documentação que comprove o direito ao benefício – é necessário estar em bom estado de conservação e legível.

Também é bom manter sempre o cadastro atualizado, o que deixará o segurado verificar se recebeu a notificação do INSS e sendo assim, como proceder para não perder o prazo.

Faça uma defesa coerente: reúna documentos que comprovem o direito ao benefício;
Faça consultas periódicas: no caso dos segurados que recebem o benefício de incapacidade, a dica é já providenciar os seguintes documentos: laudos; notas de remédios; atestados e exames recentes.

Depois, o beneficiário precisa encaminhar a documentação pelo Portal Meu INSS. Bastando acessar ‘Atualização de Dados de Benefício’ e anexar cópia dos documentos pessoais ou representante legal se houver, além da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Não conseguindo fazer o envio, o segurado precisará agendar atendimento presencial em uma agência do INSS. O agendamento pode ser feito pela central telefônica 135, escolhendo a opção Entrega de ‘Documentação por Convocação’.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

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