Chamadas

INSS: Segurados poderão contestar benefício negado mesmo após 10 anos

Segundo a decisão do STF, quem teve um benefício negado, cessado ou cancelado há mais de dez anos ainda pode recorrer.

A Lei 13.848/19 estipula um prazo para ação que busca a concessão ou restabelecimento de benefício previdenciário indeferido ou cessado, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que é inconstitucional esta redação.

A mesma lei também criou o pente-fino do INSS.

Prazo para revisão de benefícios do INSS

De acordo com o artigo 103 da lei, o limite para o beneficiário requerer todo e qualquer direito ou ação do segurado ou beneficiário para a revisão de concessão de benefício, contando do primeiro dia do mês seguinte  ao do recebimento da primeira prestação, ou no dia em que tomar conhecimento da decisão indeferitória definitiva no âmbito administrativo, sendo assim só haverá prazo para revisar o benefício que foi concedido. 

Com a MP 871 (convertida na Lei 13.146), tanto o ato de concessão, indeferimento, cancelamento e cessação tinham um prazo de 10 anos para a revisão. 

De acordo com o ministro Edson Fachin, este texto compromete o direito fundamental à concessão do benefício previdenciário, ofendendo o artigo 6° da Constituição. 

Veja este exemplo: 

A pensão por morte, negado pelo INSS cuja família esperou 11 anos para ajuizar a ação, se a Lei pela redação da MP 871 valesse, o  mesmo não poderia ser discutido, mas, com a decisão do STF, voltou a ser possível. 

Qual o entendimento do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário ?

O IBDP acredita que a prestação previdenciária decorre do preenchimento de requisitos legais, portanto a concessão de um benefício que na maioria das vezes é causada de um tempo de contribuição aliado a uma necessidade social (idade avançada, morte, incapacidade) uma vez cessado claramente fará muita falta ao cidadão. 

Entenda a mudança 

  • Pelo artigo 24 da lei 13.846, os segurados teriam até dez anos para contestar o INSS em casos de indeferimento (negativa), corte (cessação), e cancelamento.
  • O STF considerou o prazo de dez anos inconstitucional.
  • Com a decisão do STF, o segurado que teve um benefício negado, cessado ou cancelado há mais de dez anos pode contestar a decisão do INSS na Justiça. Se o benefício for concedido, o segurado irá receber atrasados dos últimos cinco anos.
  • A decisão do STF não altera o prazo para pedir revisões de um benefício já concedido. Neste caso, o beneficiário tem até dez anos, contados a partir do primeiro pagamento, para tentar melhorar a renda mensal.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Por Laís Oliveira 

Wesley Carrijo

Recent Posts

MEI: Conheça as 10 Atividades Mais Procuradas por Empreendedores

O Brasil possui um número crescente de Microempreendedores Individuais (MEIs), atraídos pela simplicidade do processo…

60 minutos ago

Por que o seu dinheiro está desvalorizando?

Desde sua criação em 1994, o Real trouxe consigo a promessa de estabilidade econômica após…

2 horas ago

Benefícios do INSS que pouca gente conhece

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é conhecido principalmente por garantir a aposentadoria aos…

2 horas ago

Governo estuda limitar antecipação do saque-aniversário do FGTS

Uma nova proposta do governo pode limitar a antecipação do saque-aniversário do FGTS, modalidade em…

3 horas ago

Calendário de Pagamentos do Bolsa Família 2025: Entenda a Ordem de Recebimento

O Bolsa Família, programa social administrado pela Caixa Econômica Federal, segue um calendário específico para…

4 horas ago

PGFN estende prazos para regularizar pendências com dívida ativa da União

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) anunciou, nesta segunda-feira (4), o lançamento dos Editais PGDAU…

4 horas ago