A proposta se trata da oferta de um abono extra no valor de R$ 2 mil, direcionado aos aposentados e pensionistas cadastrados no Benefício de Prestação Continuada (BPC) através do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O texto da sugestão legislativa (SUG) nº 15/2020, proposta por Jefferson Brandão Leone, já está em análise pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal.
O projeto sobre o pagamento do referido montante foi oficializado no dia 19 de junho, e já conta com o apoio de 26 mil assinaturas reunidas por meio de um abaixo assinado online.
Agora, o documento já está na posse do senador Paulo Paim para análise e apreciação.
O pagamento do abono extra de R$ 2 mil aos aposentados e pensionistas, terá validade somente enquanto durar o decreto de estado de calamidade pública decorrente da pandemia do novo coronavírus, inicialmente previsto até dezembro de 2020.
A proposta é de que o benefício seja disponibilizado para aqueles segurados que recebam até três salários mínimos.
O objetivo do texto se trata de mais uma maneira de auxílio financeiro a determinados grupos durante a pandemia, além de ser de extrema importância aos beneficiários do INSS.
Enquanto o projeto está em fase de análise, os cidadãos interessados em acompanhar os trâmites, podem acessar o site oficial do Senado Federal, que dispõe sobre os desdobramentos da iniciativa, bem como, os detalhes da movimentação.
Conforme confirmado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o processo de implantação automática de alguns benefícios assistenciais concedidos pela Justiça será iniciado em breve, provavelmente a partir de setembro.
Entre as alternativas, está o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS), destinado aos cidadãos idosos ou deficientes, ambos de baixa renda.
A iniciativa ofertada em conjunto entre o INSS e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), visa agilizar o pagamento daqueles segurados que foram contemplados com ações judiciais.
Em nota, o órgão informou que, “(…) está focando nos benefícios assistenciais e tem trabalhado para fazer a interligação com os sistemas da Justiça. Esta primeira fase de interligação está prevista para setembro”.
Dica extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
O mercado voltado para o público sênior está ganhando cada vez mais relevância em diferentes…
Fazer com que qualquer negócio opere regularmente nas questões fiscais manterá a empresa longe de…
Se tem uma coisa que Donald Trump adora é uma boa guerra comercial. O ex-presidente…
Ter um CNPJ pode ser o sonho de muita gente, mas quando as dívidas começam…
O cenário para as pequenas indústrias brasileiras já não era dos melhores, mas agora ficou…
Reforma do Imposto de Renda à vista! Mas calma, antes de soltar fogos e comemorar…