Mais de 625 mil beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram comunicados para a apresentação de informações complementares. Os dados solicitados para o cidadão são extremamente necessários para o recebimento do benefício, como por exemplo a aposentadoria ou a pensão por morte.
As estimativas apontam que existem atualmente mais de 860 mil pedidos em análise pelo INSS, aguardando alguma ação do seguro. Desse total de 860 mil, o INSS notificou 625 mil beneficiários por telefone e também por SMS.
Desde o mês passado (julho) o INSS tem entrado em contato com os beneficiários, onde o instituto informe o cidadão sobre a necessidade de resolver as pendências para atualizar as informações e assim liberar o benefício solicitado.
É possível também que o segurado faça a consulta e acompanhamento por telefone ou internet. Para isto basta acessar o site Meu INSS, ou ainda o aplicativo disponível para Android e iOS e também pelo telefone 135.
Independente do canal que você utilizar o INSS irá lhe informar sobre toda a documentação e informações adicionais exigidas para dar continuidade ao processo.
Feito a solicitação do benefício, o seguro deve receber uma resposta sobre o pedido em um prazo médio de 39 dias. Entretanto o prazo limite estabelecido pelo instituto é de 39 dias para concluir a análise.
Se o INSS não entrar em contato após esse período, o solicitante devera verificar junto ao instituto se precisa cumprir alguma outra exigência. Acontece que em muitos casos, a espera é prolongada ou o pedido é indeferido porque o segurado não apresentou todas as informações necessárias durante o processo.
Como fazer a contestação?
![](https://www.jornalcontabil.com.br/wp-content/uploads/2020/01/INSS.jpg)
Devido ao fechamento das agências do INSS a única forma no momento de apresentar recurso é através de um dos canais de atendimento já citados.
- Através do telefone 135
- Pelo aplicativo de celular “Meu INSS” disponível para Android e iOS
- Através do site Meu INSS
Só é possível fazer o envio do pedido de recurso se houver uma negativa por parte do INSS. Assim o julgamento é feito pelo CRPS e possui duas instâncias. A primeira sendo a Junta de Recursos e a segunda pela Câmara de Julgamento.
Veja a seguir o passo a passo necessário para recorrer da decisão pelo site do INSS:
- Acesse o site Meu INSS;
- Para quem já tem senha cadastrada, clique em “Entrar”.
- Usuários sem senha devem ir e “Cadastrar senha”, seguir o passo a passo e criar uma; Feito isso, digite o CPF e clique em “Avançar”; em seguida, informe a senha recém criada e clique em “Entrar”;
- Já na página inicial, selecione a opção “Agendamentos/Requerimentos”;
- No próximo passo, clique em “Novo Requerimento”;
- Coloque o cursor na aba “Pesquisar” e digite a palavra “Recurso”. Depois, escolha a opção desejada, se é “Recurso Ordinário – Atendimento a distância” (para casos de primeira instância) ou “Recurso Especial – Atendimento a distância” (para casos de segunda instância);
- Caso seja recomendado pelo sistema, é importante a atualização dos dados cadastrais. Para isso, vá em “Atualizar”, verifique os dados (como documentação, endereço, telefone, etc) e clique em “Avançar”;
- Na página que se abrir, o segurado deverá selecionar o meio de acompanhamento do processo e confirmar no “Sim”. Em seguida, também é preciso verificar se o e-mail vinculado está correto para continuar;
- Existem outras perguntas que fazem parte do sistema. Entre elas está a de número 2, que pede ao segurado a explicação pela qual discorda da decisão do instituto;
- A plataforma permite que o requerente faça o anexo de documentos que comprovem seu direito ao benefício. Há ainda a possibilidade de enviar uma carta relatando os motivos da negativa pelos quais discorda;
- Para finalizar, clique em “Avançar” e pronto!
Atenção! É necessário que os documentos estejam digitalizados no formato PDF, colorido, todos os documentos devem estar em apenas um arquivo. O tamanho para cada arquivo PDF enviado deve ser de até 5 mb e ao todo as provas não podem ultrapassar 50 mb.