Mais de 625 mil beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram comunicados para a apresentação de informações complementares. Os dados solicitados para o cidadão são extremamente necessários para o recebimento do benefício, como por exemplo a aposentadoria ou a pensão por morte.
As estimativas apontam que existem atualmente mais de 860 mil pedidos em análise pelo INSS, aguardando alguma ação do seguro. Desse total de 860 mil, o INSS notificou 625 mil beneficiários por telefone e também por SMS.
Desde o mês passado (julho) o INSS tem entrado em contato com os beneficiários, onde o instituto informe o cidadão sobre a necessidade de resolver as pendências para atualizar as informações e assim liberar o benefício solicitado.
É possível também que o segurado faça a consulta e acompanhamento por telefone ou internet. Para isto basta acessar o site Meu INSS, ou ainda o aplicativo disponível para Android e iOS e também pelo telefone 135.
Independente do canal que você utilizar o INSS irá lhe informar sobre toda a documentação e informações adicionais exigidas para dar continuidade ao processo.
Feito a solicitação do benefício, o seguro deve receber uma resposta sobre o pedido em um prazo médio de 39 dias. Entretanto o prazo limite estabelecido pelo instituto é de 39 dias para concluir a análise.
Se o INSS não entrar em contato após esse período, o solicitante devera verificar junto ao instituto se precisa cumprir alguma outra exigência. Acontece que em muitos casos, a espera é prolongada ou o pedido é indeferido porque o segurado não apresentou todas as informações necessárias durante o processo.
Devido ao fechamento das agências do INSS a única forma no momento de apresentar recurso é através de um dos canais de atendimento já citados.
Só é possível fazer o envio do pedido de recurso se houver uma negativa por parte do INSS. Assim o julgamento é feito pelo CRPS e possui duas instâncias. A primeira sendo a Junta de Recursos e a segunda pela Câmara de Julgamento.
Veja a seguir o passo a passo necessário para recorrer da decisão pelo site do INSS:
Atenção! É necessário que os documentos estejam digitalizados no formato PDF, colorido, todos os documentos devem estar em apenas um arquivo. O tamanho para cada arquivo PDF enviado deve ser de até 5 mb e ao todo as provas não podem ultrapassar 50 mb.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…