Chamadas

INSS: STJ define prazo para pagamento de atrasados da revisão do teto

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) em sua primeira seção decidiu que os pedidos de atrasados da Revisão do teto do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) na Justiça terá um prazo de até 5 anos antes de começar a ação individual no Judiciário para serem válidos. A ministra Assusete Magalhães é a relatora que tratou sobre o valor retroativo que será pago ao segurado que entrar com uma ação.

Designed by LightField Studios / shutterstock

A Decisão do STJ garante que os aposentados que foram prejudicados poderiam ter atrasados a partir de 2006, sendo assim, todos os processos do tipo que estavam parados vão poder voltar a andar. O que não impedirá de ter um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF), que poderá obrigar alguns segurados a esperar mais um tempo para receber os valores.

O pagamento dessa ação foi determinado pelo STF (Supremo Tribunal de Justiça) em 2011. Ela foi paga no posto pelo INSS, mas alguns aposentados tiveram que pedir na Justiça após ficar de fora.

Numa entrevista ao jornal Folha Agora, o advogado João Bari disse que a contagem do valor retroativo deveria ser a partir da ação coletiva, já que “esse foi o posicionamento do INSS também na chamada revisão do artigo 29, cujos efeitos retroagem desde 2010”.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

DeepSeek: Entenda a disputa tecnológica entre a China e os EUA

As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…

59 minutos ago

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

9 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

13 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

16 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

21 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

22 horas ago