O Governo Federal finalmente conseguiu liberar a nova rodada do auxílio emergencial que vai começar a partir da primeira semana de abril. Agora as atenções vão voltar para benefícios que podem ser destinados para aposentados e pensionistas.
O relator da Medida Provisória 1006/20, Capitão Alberto Neto, pede um aumento da margem de crédito consignado dos titulares de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Segundo Neto, o parecer prorroga por mais dois anos a margem maior de 35% para 40% para acesso a empréstimos consignados dos aposentados e pensionistas.
“Os estados estão em lockdown, e as pessoas estão com necessidade de acesso ao crédito. Aposentados estão negativados e à mercê de empresas que cobram juros altíssimos”, alertou.
Ele disse que somente nos quatro meses de vigência da medida no ano passado, a mesma gerou em torno de R$ 20 milhões ao mercado.
O empréstimo consignado, por ter taxas mais baixas de juros é uma excelente alternativa para os superendividados, acredita o Capitão.
A margem de crédito consignável foi aprovada pelo Congresso, passando de 35% para 40%, com validade até o final de 2021. Agora, só falta o presidente da República Jair Bolsonaro sancionar o projeto que autoriza o aumento da margem.
O presidente Jair Bolsonaro garantiu que depois da aprovação do Orçamento 2021, será possível antecipar o 13° salário para aposentados e pensionistas do INSS. Que poderá ter sua primeira parcela paga no final de abril e incio de maio e a segunda parcela no final de maio e inicio de junho.
A antecipação do 13º salário será realizada em duas parcelas, tendo a primeira parcela com 50% do valor do benefício integral, e possivelmente em outro mês o restante dos 50% já com descontos e IR caso o tenha.
Existe um desejo que seja aprovado o 14° salário do INSS no final de 2021. A medida será pelo da antecipação do 13° salário que deverá acontecer agora em abril. Ano passado 0 14° salário não saiu do papel e os aposentados ficaram sem um dinheiro extra em dezembro. Para 2021, A medida deve ganhar ainda mais força assim que a antecipação for realizada.
A sugestão do 14º salário vem por meio do Projeto de Lei n° 3.657/20 que prevê a criação de uma espécie de 14º salário emergencial. O texto aguarda tramitação tanto no Congresso quanto no Senado.
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…