O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) realizará entre os dias 1 e 7 de maio o pagamento da revisão do artigo 29, conhecida como revisão dos auxílios por incapacidade. No total serão 11 mil segurados que vão receber a revisão.
A revisão faz parte do cronograma de pagamentos do artigo 29, uma decisão que ocorreu entre o Ministério Público Federal e o INSS.
Os benefícios por incapacidade temporária, concedidos entre os anos de 2002 e 2009 foram calculados de maneira errada. Violando a regra de cálculo estabelecida pelo artigo 29 da lei de Previdência. O mesmo se aplica às pensões decorrentes destes benefícios.
A regra estabelecia que os benefícios fossem calculados aplicando a regra dos 80% maiores salários de contribuição dentro do período básico de cálculo.
No entanto, o INSS não procedia dessa maneira, calculando de forma indevida os benefícios com base em 100% dos salários de contribuição.
Como consequência, o benefício pago aos segurados era menor devido ao INSS não descontar os 20% dos menores salários de contribuição.
Percebendo o erro cometido pelo INSS, o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical e o Ministério Público Federal, ajuizaram ação pública contra o INSS (ACP n° 0002320.59.2012.4.03.6183/SP).
Por meio da ação ficou determinado que o INSS deveria revisar administrativamente todos os benefícios que se enquadram nessa situação e realizar o pagamento dos valores prescritos.
O cronograma de pagamentos definido pelo acordo então estabeleceu o início do mesmo para março de 2013, se encerrando em maio de 2022.
Portanto, os segurados que vão receber a revisão do artigo 29, serão os últimos a terem acesso à correção dos valores pagos indevidamente pelo INSS.
No último lote de pagamentos, vão ter direito ao recebimento, os segurados que tinham 45 anos de idade em abril de 2012 e não recebiam mais o auxílio com erro, além de terem direito a atrasados de pelo menos R$ 6.000,01.
Aqueles que desejam saber se estão incluídos no lote que será pago em maio poderão realizar a consulta até o final de abril. O INSS afirma que é necessário esperar, pois, o pagamento deverá levar mais de dois meses.
As consultas de quem receberá a revisão em maio, estarão disponíveis na plataforma Meu INSS, no final do mês de abril, quando o Instituto tiver realizado o processamento da folha de pagamentos da revisão.
Em caso de dúvidas o segurado também poderá entrar em contato com a central telefônica do INSS pelo número 135.
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…