Imagem por @cesarvr / freepik
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai pagar neste mês parcela única do 13º salário para quem começou a receber benefícios a partir de maio.
Muitas pessoas poderão ficar confusas já que o INSS antecipou o pagamento do 13º entre os meses de abril e junho. Por isso, é bom você ficar atento, o pagamento será liberado para quem ainda não recebeu o abono natalino.
O pagamento será feito proporcionalmente aos meses do ano e de acordo com o número final de benefício, sem considerar o dígito.
A pessoa que desejar fazer uma consulta para saber informações sobre o benefício, poderá entrar no aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS). Também será possível acessar o portal gov.br/meuinss. Caso você prefira, pode ligar para a central de atendimento, pelo número 135 (disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h).
O INSS lembra que quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) não tem direito ao 13º salário.
O calendário oficial do 13º salário do INSS vigorou no início deste ano, em meados de abril e junho. Na ocasião, aposentados, pensionistas e demais segurados tiveram a chance de receber uma parcela extra do benefício.
Portanto, receberá agora em novembro os segurados que começaram a receber benefícios a partir do mês de maio. O pagamento será em parcela única.
Os segurados receberão de acordo com o calendário padrão do INSS, com base no número final do benefício, sem considerar o dígito (o número após o traço).
Leia Também: Trabalhador pode ter direito a 4 saques do FGTS
Lembrando que o 13º salário será pago em parcela única para quem começou a receber benefícios do INSS a partir de maio de 2022.
Quem recebe um salário mínimo
Quem recebe acima de um salário mínimo
Leia Também: 1ª parcela do 13º salário deve ser paga até 30 de novembro
Vão poder receber em novembro o abono natalino em parcela única, quem recebe os seguintes benefícios:
De acordo com o Instituto, o pagamento será realizado de forma proporcional, ou seja, referente aos meses do ano. Desta forma, quanto antes se tornar beneficiário, maior será o valor.
O beneficiário que vai receber o dinheiro extra precisa ficar atento, isso porque essa parcela do abono vem com descontos, como o de Imposto de Renda (aposentados com 64 anos ou menos, que ganha mais que R$ 1.903,98 mensais sofre recolhimento de Imposto de Renda sobre o abono).
Já os aposentados com 65 anos ou mais têm desconto de IR sobre o 13º salário se o valor for superior a R$ 3.807,93. Esse grupo tem direito a dupla isenção.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…