Empresas do grupo:

Início » INSS: veja as novas regras do consignado que já estão valendo

INSS: veja as novas regras do consignado que já estão valendo

por Jorge Roberto Wrigt
3 minutos ler
INSS - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles / Editado por Jornal Contábil

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está alertando aposentados e pensionistas para ficarem atentos as novas regras do consignado que já estão valendo.

A primeira mudança está no limite da margem do empréstimo que até dezembro do ano passado estava em 40%. Porém, a partir de janeiro deste ano, novos limites começaram a valer para as novas contratações. 

Por isso, você precisa ficar atento, se o empréstimo foi contratado no ano passado, fica valendo a regra de 2021. No entanto, se a contratação for realizada em 2022, novas regras precisam ser respeitadas:

35%¨do limite de crédito pessoal

5% para o uso do cartão de crédito

Os juros que estão valendo para este ano são: 2,14% ao mês no empréstimo

Já no cartão, os juros passaram para 3,06% ao mês.

De acordo com o INSS, nos últimos meses o crédito para os segurados bateu recordes. Em agosto do ano passado, R$ 184,5 bilhões foram contratados. O Banco Central, divulgou dados que dizem que esse é o maior valor já registrado na modalidade de empréstimo para aposentados e pensionistas.  Em um ano, o valor total aumentou 25%. Em agosto de 2020, era de R$ 147,6 bilhões.

Prova de vida volta a ser obrigatória

A prova de vida volta a ser obrigatória em 2022. Quem não realizar o procedimento poderá ter o benefício suspenso. Por isso, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou um calendário para orientar os segurados em relação às datas que deverão fazer a comprovação de vida.

O calendário novo inclui os meses de janeiro a agosto de 2022 para quem tem que fazer a comprovação entre maio de 2021 e julho de 2022. Veja abaixo:

Para você que não fez a prova de vida em maio e junho de 2021 terá que realizar o procedimento até 31 de julho de 2022 e evitar que o seu pagamento seja bloqueado.

A prova de vida pode ser realizada no banco em que você recebe o seu benefício. Os segurados sem condições de se locomover, eles ou seus representantes devem ligar  para a central 135 ou acessar o site Meu INSS para agendar a prova de vida. Não será necessário fazer cadastramento de procuração ou comparecimento a uma agência da Previdência Social. Porém, será necessário comprovar o seu estado de saúde que impede sair de casa através de exames e laudos médicos.

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More