Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já estão se perguntando se haverá antecipação do pagamento do 13º salário. Isso porque desde 2020, o governo vem antecipando o pagamento do abono natalino para os meses de abril e junho. Será que em 2023 haverá antecipação?
O pagamento do décimo terceiro vinha sendo antecipado devido a um momento complicado que a humanidade estava passando, com o evento da pandemia de Covid-19. o que levou o governo naquele período a antecipar os pagamentos que ocorreram sempre no primeiro semestre do ano.
Leia Também: PIS/Pasep: veja os motivos que podem impedir você de receber o abono salarial
Neste ano, o novo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não vem demonstrando interesse em antecipar o calendário de pagamento do 13º salário de aposentados, pensionistas e demais segurados do INSS.
Por isso, a grande mudança no 13º salário para este ano, se refere a data de pagamento. De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a primeira parcela do 13º salário começará a ser paga a partir do dia 25 de agosto e a segunda parcela a partir do dia 24 de novembro. Na primeira parcela serão pagos 50% do valor do benefício e na segunda o restante.
De acordo com o Decreto 10.410, assim como pelo calendário de pagamentos do benefício mensal de 2023 já ter sido divulgado, o aposentado já está ciente das datas em que vai receber o abono extra. Confira:
Para quem ganha um salário mínimo:
Para quem ganha MAIS de um salário:
Para quem ganha um salário mínimo:
Para quem ganha MAIS de um salário:
Final 1 e 6 – 1º de dezembro;
Leia Também: Carnaval faz INSS antecipar pagamento do mês de fevereiro
Serão contemplados com o pagamento do 13º salário, os segurados que recebem os seguintes benefícios:
As pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) não têm direito ao pagamento do 13º salário. Apesar de ser pago pelo o INSS, o BPC não recebe o abono natalino, já que se trata de um benefício de assistência social. O 13º salário também não será pago a quem recebe a Renda Mensal Vitalícia (RMV).
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…