O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a pagar nesta terça-feira (25), a antecipação do 13° salário a aposentados e pensionistas.
A antecipação será paga em duas parcelas, sendo a primeira a partir do dia 25 de maio, e a segunda a partir do dia 24 de junho. O presidente Jair Bolsonaro assinou o Decreto n° 10.410, autorizando a antecipação da parcela natalina.
O Ministério da Economia, afirma que serão beneficiados com a antecipação do 13° salário do INSS, cerca de 31 milhões de segurados, e que deverá ser injetado cerca de R$ 56 bilhões na economia.
Valores de cada parcela
Na primeira parcela do 13° salário, o aposentado e pensionista receberá 50% do valor, que será liberado a partir desta terça-feira (25). Na segunda parcela serão liberados outros 50%, sendo que haverá desconto de Imposto de Renda.
Lembrando que quem Recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada) e Renda Mensal Vitalícia (RMV) não terão direito ao pagamento do 13° salário.
Os segurados que recebem auxílio-doença têm direito a uma parcela menor do que os 50%. Sendo assim, a antecipação é calculada conforme o tempo de duração do benefício.
Lembrando, a primeira parcela será paga para quem recebe um salário mínimo, a partir do dia 25 de maio a 8 de junho. E a segunda parcela a partir de 24 de junho a 7 de julho.
Calendário do INSS
Calendário para beneficiários que recebem um salário mínimo.
Final | Maio — 1ª parcela do 13º | Junho — 2ª parcela do 13º |
1 | 25 de maio | 24 de junho |
2 | 26 de maio | 25 de junho |
3 | 27 de maio | 28 de junho |
4 | 28 de maio | 29 de junho |
5 | 31 de maio | 30 de junho |
6 | 1 de junho | 1 de julho |
7 | 2 de junho | 2 de julho |
8 | 4 de junho | 5 de julho |
9 | 7 de junho | 6 de julho |
0 | 8 de junho | 7 de julho |
Calendário para beneficiários que recebem mais de um salário mínimo.
Final | Maio — 1ª parcela do 13º | Junho — 2ª parcela do 13º |
1 e 6 | 1 de junho | 1 de julho |
2 e 7 | 2 de junho | 2 de julho |
3 e 8 | 4 de junho | 5 de julho |
4 e 9 | 7 de junho | 6 de julho |
5 e 0 | 8 de junho | 7 de julho |
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil