O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) possui regras para conceder a aposentadoria, alteradas com a aprovação da Reforma da Previdência em novembro de 2019. Uma delas é a regra de transição para a aposentadoria por idade.
Você vai poder se aposentar por qualquer um dos sistemas de transição que for alcançado primeiro. As regras de transição foram usadas como adaptação às novas normas e para que pessoas próximas de se aposentar durante a aprovação da reforma não perdessem o benefício.
A Reforma manteve a idade de aposentadoria dos homens, que continuará a ser de 65 anos e o tempo de contribuição de 15 anos.
As mulheres para se aposentar em 2021, precisam estar com 61 anos e ter contribuído durante 15 anos. Porém, para elas, essas regras vão mudar em 2022.
Essa regra é para quem faltava dois anos ou menos de completar o período mínimo de contribuição ao INSS para se aposentar sem idade mínima, antes de 13 de novembro de 2019.
Sendo assim, será necessário contribuir por 50% do tempo que faltava para a mulher completar 30 anos de contribuição e o homem 35 anos.
Neste caso, a mulher vai precisar estar com 57 anos e o homem com 60 anos. Sendo necessário cumprir o dobro do período que estava faltando para a mulher completar 30 anos de contribuição e o homem 35 anos em 13 de novembro de 2019.
Nessa regra será somada a idade + o tempo de contribuição. O resultado terá que atingir a pontuação mínima exigida naquele ano.
Pontuação exigida em 2021
Mulher – 88 pontos
Homem – 98 pontos
A pontuação aumenta um ponto a cada ano.
Para se aposentar com a regra de transição por pontos é preciso ter o período mínimo de contribuição de 30 anos para as mulheres e 35 anos para os homens.
Na idade progressiva será necessário a mulher ter contribuído por 30 anos e o homem por 35 anos, e atingir a idade mínima exigida para se aposentar. Lembrando que a idade de aposentadoria sobe seis meses a cada ano.
Idade mínima válida em 2021
Mulher: 57 anos de idade
Homem: 62 anos de idade
Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o site oficial do órgão facilitou o cálculo da data da aposentadoria para o trabalhador. Entre na página ou no aplicativo Meu INSS e informe a senha para ver o simulador na página inicial.
Quando você clicar no símbolo que representa um olho, o simulador mostra a idade e o tempo de contribuição do segurado. Em seguida, é só clicar em “detalhar” para ver quanto falta para se aposentar em cada uma das regras de transição ou se já há direito.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…