O Pente Fino INSS 2021 é uma medida do Governo Federal para encontrar irregularidades na concessão de benefícios previdenciários, os benefícios que entram na lista do Pente Fino, são benefícios por incapacidade como, auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.
Para 2021 está previsto que o Pente-Fino seja concluído até 31 de janeiro, a revisão para o ano que vem tem a possibilidade de focar no acúmulo de benefícios que o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria-Geral da União (CGU) tem o objetivo de apontar irregularidades.
Pode ser que os Benefícios de Prestação Continuada (BPC/LOAS) também entre nesta revisão.
Na matéria de hoje vamos te explicar tudo sobre o Pente Fino 2021, o que esperar desta revisão e como se precaver caso você precise passar por isso.
O INSS é responsável por fazer essa revisão para saber quais benefícios previdenciários foram concedidos de forma incorreta.
É normal que a Previdência Social cometa algum tipo de erro, pois, são muitos pedidos feitos pelos segurados a cada dia e por isso pode ocorrer um acúmulo muitas solicitações.
O pente fino é exatamente para corrigir o erro de benefícios concedidos de forma incorreta, seja por falta de documentação, por falta de preenchimento dos requisitos da pessoa, por terem enviado documentação falsa, entre outros.
Para os segurados que recebem benefícios por incapacidade, é feita uma verificação anual chamado de programa de Revisão de Benefícios por incapacidade, sendo eles:
No Pente Fino 2021 será analisado benefícios por incapacidade que são mantidos sem perícia pelo INSS por período superior a 6 meses e que não possuam data de cessação estipulada ou indicação de reabilitação profissional.
O INSS irá comunicar o segurado para comparecer até uma agência do INSS para a revisão do seu benefício, logo será dado um prazo para que o mesmo apresente uma defesa previa para esta revisão.
O Pente Fino 2021 será feito da seguinte forma :
Normalmente o INSS dá um prazo de 30 dias para apresentar a defesa, nesta defesa o segurado deve provar que o seu benefício foi e está concedido de forma correta e claro apresentar se ainda existe incapacidade para o trabalho se for o caso.
O INSS estipula um prazo de 30 dias para os segurados e 60 dias para os trabalhadores rurais, avulsos, agricultores familiar ou segurado especial, descumprindo este prazo o seu benefício será suspenso.
Estes são benefícios por incapacidade que devem ser submetidos ao Pente Fino todos os anos.
Existem também aqueles benefícios que tem indícios de irregularidades, os mesmo também serão chamados:
O primeiro passo é analisar bem os documentos pedidos pelo INSS, principalmente se você estiver recebendo um benefício por Incapacidade.
É importante que você tenha todos os atestados, receitas e exames atualizados para comprovar que você está de fato incapaz para o trabalho.
Neste caso existem algumas regras que o segurado não pode ser submetido a revisão de informações pela Previdência Social.
Veja:
Prova de vida: É uma exigência do INSS para que todas as pessoas que recebem aposentadoria de qualquer modalidade ou pensões, comprovem que estão realmente vivas.
Existem casos em que os aposentados já tenham falecido e os familiares ainda continuam sacando o seu benefício indevidamente.
Pente Fino: Este é destinado a alguns segurados que recebem benefícios por incapacidade ou que a Previdência Social suspeita de alguma irregularidade na concessão do benefício previdenciário.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Laís Oliveira
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…