Chamadas

INSS:O que fazer caso meu benefício seja negado, suspenso ou cancelado?

Você acabou de receber a notícia que teve seu benefício previdenciário negado, suspenso ou cancelado?! Calma, no post de hoje vamos explicar quais as razões para isso acontecer e como lidar com essa situação desagradável.

Benefício negado

O benefício previdenciário pode ser negado por diversos motivos, entre eles estão: não preenchimento dos requisitos para a concessão; inconsistência dos dados no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais); não apresentação da documentação exigida; reprovação ou ausência na perícia médica; dentre outros.

Dica: O segurado deve manter atualizado os relatórios médicos, atestados, receituários e exames, pois quando o INSS convoca para perícia médica geralmente o prazo para comparecimento é curto e pode ser que não haja tempo para reunir todos estes documentos em tempo hábil.

E-book gratuito com um Manual Completo contendo os Processos e Benefícios do INSS. 

O que fazer?

Em casos de benefícios INDEFERIDOS (negados), o assegurado tem o prazo de 30 dias ( a contar da data que o segurado tomou conhecimento da decisão negativa do INSS) para recorrer e/ou poderá também optar por ajuizar uma ação judicial a qualquer tempo.

Caso o segurado decida por recorrer junto ao INSS, este deverá formular o recurso com suas razões recursais a fim de que o INSS faça nova análise do seu pedido.  O recurso deverá ser enviado pelo site MEU INSS (https://meu.inss.gov.br/), após fazer o login, o cidadão deverá selecionar a opção “Agendamentos/Requerimentos” e selecionar a opção recurso – atendimento a distância.

Documentos necessários para recurso:

  • Petição detalhando os motivos da discordância do indeferimento do INSS
  • RG, CPF e comprovante de residência da pessoa interessada;
  • Documentos médicos, simulação de tempo de contribuição, certidões, etc

Caso o resultado do recurso na 1ª instância também seja negativo, o segurado poderá recorrer novamente na Câmara de Recursos (2ª instância recursal).

Outra forma de reivindicar seus direitos quando o INSS nega o benefício é por meio de uma ação judicial, onde o conflito será intermediado por um juiz, o qual poderá contar com o auxílio de um perito (caso haja necessidade de produção de provas técnicas).  

Benefício suspenso

Os últimos dados revelados pelo Ministério do Desenvolvimento Social indicaram que em dois anos o pente-fino do INSS, que teve início em agosto de 2016, suspendeu cerca de 80% dos casos de auxílio-doença que passaram por revisão, ou seja, oito em cada dez segurados tiveram o benefício bloqueado ou cortado.

Para evitar que seu benefício seja suspenso (bloqueado) mantenha seus dados cadastrais sempre atualizados no INSS, como por exemplo o endereço, telefone, e-mail. Os dados cadastrais constantes na base de dados do INSS podem ser verificados e atualizados por meio do MEU INSS (https://meu.inss.gov.br/). Duas razões muito comuns para suspensão de benefício são: ausência em perícia médica e a prova de vida.

Importante ressaltar que caso o segurado falte na data marcada pra realização de perícia, sem apresentar representante e justificativa, o benefício será suspenso até que uma nova perícia seja agendada. Caso não possa comparecer na perícia junto ao INSS, institua um procurador e dê a ele uma procuração com firma reconhecida para que ele justifique o motivo da sua ausência e agende nova data para perícia.

Quanto a prova de vida, ela deve ser feita anualmente, trata-se de um procedimento simples em que o segurado comparece no banco em que recebe o benefício munido de um documento de identificação com foto. Esse procedimento “prova de vida” serve para que o governo evite possíveis fraudes como por exemplo: terceiros receber algum tipo de benefício de pessoa morta. De acordo com o INSS, algumas instituição fazem o procedimento no próprio terminal de autoatendimento através do sistema de biometria (digital).

Para ter o benefício reativado é preciso fazer o pedido de REATIVAÇÃO no site do MEU INSS.

Por quem devo procurar?

Independente do problema que está impedindo de receber seu benefício, o primeiro passo é escolher uma equipe de advogados especialistas em direito previdenciário, para orientar como proceder diante da situação ocorrida.

Caso necessário, o advogado irá ainda ingressar com processo judicial na tentativa de reverter a situação do indeferimento e ainda, a obtenção dos atrasados, desde a data da cessação/indeferimento.

Resende&Cetto é um escritório de advogados especialistas em direito previdenciário que busca soluções inteligentes para suas necessidades. Através de um trabalho personalizado e excepcional, encontra alternativas que evita desperdícios com providências repetitivas e desnecessárias que só encarecem o processo.

Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?
Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Fonte: RESENDE & CETTO ADVOGADOS

Wanessa

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

35 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

13 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago