Tecnologia

Integrar canais de comunicação aproxima marcas aos consumidores

Facilitar a jornada de compra do cliente é essencial para as empresas que desejam se destacar no mercado, fornecendo uma experiência agradável e dinâmica que tem influência direta sobre pontos como fidelização de clientes e taxa de fechamento de vendas.

No processo de compra, a integração dos canais de comunicação é um trunfo importante, que deve começar a ser discutido e implementado pelas marcas.

Criar uma experiência omnichannel deve ser o objetivo principal.

Na prática, esse estilo de oferecer a venda se baseia em estreitar a relação entre online e offline, permitindo, por exemplo, que um produto seja comprado pelo site e retirado na loja física, ou que o pagamento seja efetuado na loja física com entrega para diferentes endereços.

Dessa forma, o cliente terá maior liberdade na hora de efetuar a compra, realizar o pagamento, acrescentar itens ao pedido, etc.

Apesar de o processo parecer complexo, a execução apropriada dessa integração entre diferentes canais proporciona uma experiência de compra importante para garantir a fidelização do cliente e um feedback positivo, que pode gerar interesse por possíveis novos compradores.

Para que tudo isso ocorra bem, é importante seguir alguns passos até a integração digital completa, como entender os hábitos de compra e as preferências do público que consome a marca, garantir um Serviço de Atendimento ao Consumidor eficiente para instruir os consumidores e eliminar dúvidas, entre outros cuidados.

Como garantir o sucesso da integração

Designed by JoeZ / shutterstock

Além de entender as questões referentes ao comportamento dos consumidores, o processo de integração demanda um preparo técnico.

Para que o caminho entre online e offline esteja livre, é essencial a eliminação de barreiras, o que pode ser feito com o uso de APIs – Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicação. 

Essas interfaces atuam como “tradutores”, com a função de conectar sistemas, softwares e aplicativos, sendo possível unir sistemas que possuem linguagens distintas, realizar automações e conectar diferentes bancos de dados, o que é especialmente útil para empresas que querem integrar operações distintas.

Na prática, as APIs podem ser aplicadas em várias ferramentas e canais de comunicação, como WhatsApp, SMS e e-mail, facilitando os processos internos e o contato com os clientes.

No caso de omnichannel, é possível usar uma API para integrar as informações entre o banco de dados e o servidor de e-mail, por exemplo, evitando problemas de comunicação entre diferentes áreas da empresa.

Já as APIs de aplicativos de mensagens podem ser usadas para esclarecer informações referentes a um pedido, como o status ou a possibilidade de retirar a encomenda em uma loja física.

É possível deixar as operações ainda mais seguras com o uso de uma senha enviada pelo celular para ser apresentada na loja física.

As possibilidades são muitas, e usar as várias tecnologias disponíveis só tende a melhorar a experiência dos usuários e garantir o sucesso nos processos.

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

9 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

10 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

11 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

13 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

14 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

15 horas ago