Segundo ele, um estudo do Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgado em janeiro concluiu que dois em cada cinco empregos hoje no mundo poderão ser afetados pela IA, com risco de eventual agravamento das desigualdades sociais.
No Brasil, avaliou o FMI, 22% dos empregos seriam afetados de forma negativa, mas 19% acabariam beneficiados. Os 59% restantes nĂŁo estĂŁo expostos Ă IA. Os efeitos no PaĂs se aproximariam daqueles previstos nas economias emergentes.
O pesquisador Tiago Manke, do Instituto Cappra, destacou que profissionais de IA sĂŁo os mais requisitados atualmente, segundo estudo do FĂłrum EconĂ´mico Mundial . Por outro lado, atendentes, vendedores e outros perdem empregos.
Educação empreendedora
O executivo Edgar Andrade, da empresa de inovação Fablab Recife, defendeu maior estĂmulo Ă educação empreendedora e Ă oferta de crĂ©dito para novos negĂłcios, inclusive para os pequenos e os convencionais.
“Muita gente ficará de fora com a agenda tecnológica, e o empreendedorismo será a alternativa”, disse Andrade. “É preciso criar condições para quem produz bolo de pote na favela conseguir gerar mais e melhores receitas”, afirmou.
Medidas necessárias
Para Marcello Souza Júnior, universidades e organizações como o Senai devem auxiliar as empresas no aproveitamento das tecnologias. Para os trabalhadores, a educação continuada ajudará na permanência ou na recolocação no mercado.
“É preciso ainda resolver o abismo digital que existe no PaĂs, de modo que uma mesma tecnologia possa ser explorada na avenida Paulista, em SĂŁo Paulo, e no interior do Acre, para evitar desigualdades e, sim, resolver problemas”, disse.
Tiago Manke explicou que as novas tecnologias estĂŁo mais acessĂveis. Segundo ele, existem na internet aplicativos de IA simples e gratuitos, por meio dos quais um microempreendedor conseguirá melhorar o desempenho do negĂłcio.
“Devemos quebrar esse medo das pessoas com a IA”, observou. “Um vendedor de cachorro-quente tem capacidade para aproveitar novas tecnologias”, disse, citando, como exemplo, dez aplicações que poderiam nesse caso e em outros.
O deputado Helio Lopes citou o sucesso do pix, aplicativo para transferência de dinheiro criado pelo Banco Central. “Na Baixada Fluminense, os camelôs usam essa tecnologia no celular, acho que acontecerá o mesmo com a IA”, comentou.
Segundo Edgar Andrade, o Brasil deve ainda retomar a discussão sobre a renda básica universal, porque aumentará a quantidade de pessoas fora do mercado. “E, na minha cabeça, quem deverá pagar por isso é quem tem mais”, afirmou.
O que Ă© o Cedes
O Cedes Ă© um ĂłrgĂŁo tĂ©cnico-consultivo da Câmara dos Deputados com 23 parlamentares dedicado a discutir de temas de caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econĂ´mica, polĂtica e social do Brasil.
Desde sua instalação, em 2003, já foram publicados 33 trabalhos, muitos dos quais transformados em lei ou incorporados na administração pública. Os documentos produzidos pelo Cedes podem ser baixados gratuitamente aqui .