Negócios

Inteligência artificial e seu papel na aplicação do preço certo na hora certa!

Conhecer plenamente os custos envolvidos em qualquer negócio é essencial para a definição de uma precificação mais assertiva dos produtos que serão colocados à venda. E mesmo que os valores estabelecidos sejam bem aceitos pelos consumidores, e a loja obtenha bom faturamento e lucro satisfatórios, é possível que o estabelecimento ainda esteja bem abaixo de seu potencial. Isso porque, nos dias de hoje, os preços se comportam de forma dinâmica, e é preciso melhorar constantemente.

Essa melhoria contínua ficou mais rápida e simples com o advento de soluções baseadas em inteligência artificial que possibilitam melhorar a performance nas vendas. Para quem duvida, estudos de caso comprovam isso por meio do acompanhamento diário do processo de comercialização, demonstrando um incremento entre 25% e 30%, em curto espaço de tempo. E isso se deu quando a inteligência artificial foi implantada, momento a partir do qual foi possível comparar os resultados com os períodos em que todo o trabalho de precificação era manual.

As vendas diárias se tornam mais constantes

Em um dos levantamentos realizados, foi constatado o crescimento de 27,8% no volume médio diário de vendas do produto durante os primeiros 30 dias de uso da solução. Tal comprovação aconteceu porque as vendas se tornaram mais constantes e previsíveis. Por exemplo, o gráfico abaixo mostra que as vendas estavam fracas, havendo um pico de vendas na semana da Black Friday. Em situação normal, as vendas voltariam a cair logo depois da data promocional. Porém, com a implantação da IA (parte do gráfico em amarelo), as vendas se mantiveram altas e constantes, ao contrário do que ocorria nas primeiras três semanas de novembro.

Fonte: Divulgação

As vendas aumentam sem prejudicar a margem

O melhor de tudo é que a precificação dinâmica não prejudica a lucratividade da operação. Isso porque as restrições de margem são parâmetros fundamentais para a operação da inteligência artificial. Com mais vendas, a loja obteve mais retorno financeiro. Antes, por ser definido manualmente, o preço quase nunca era revisado, ficando na casa dos R$ 34,99. A solução de inteligência artificial possibilitou uma mudança de estratégia. Foram estabelecidos limites mínimos e máximos de preços, entre R$ 30,99 e R$ 61,99. A partir dessa definição, a própria solução passou a testar os diversos cenários e a indicar o preço certo na hora certa. Ou seja, a precificação foi sendo ajustada de uma forma mais assertiva e dinâmica conforme a demanda, extraindo o máximo possível de rentabilidade do produto.

Para facilitar a compreensão, os preços não devem ser compostos baseados apenas nos custos. Há outras variáveis que devem ser consideradas. Por exemplo: é essencial saber quanto o mercado está disposto a pagar por determinado item ou, por outro ângulo, quantas pessoas estão dispostas a pagar X e quantas desejam o produto, mas só aceitam pagar Y. Descobrir sem ajuda da tecnologia é muito difícil. Com IA, no entanto, é possível estabelecer um preço e, de acordo com a demanda, subir ou baixar o valor num piscar de olhos.

Neste outro gráfico abaixo, observamos o histórico de preços no período de 30 dias estipulado pela solução tecnológica. Observe que, apesar de ficar determinado que o valor máximo seria de R$ 61,99, em nenhum momento o produto foi comercializado a esse preço. Da mesma forma, nunca ficou parado no mínimo, de R$ 30,99. Isso porque a IA é capaz de avaliar os mais diversos dados, como sazonalidade e previsão de demanda, aceitação dos novos preços pelos consumidores, além da meta para cobertura de estoque estabelecida em 60 dias.

Fonte: Divulgação

E mesmo que em algum momento o produto seja vendido a um valor menor do que na época em que a precificação era manual, o faturamento e o lucro tendem a ser maiores porque boa parte do estoque foi desovada a preços mais atraentes para o vendedor. É que todo o dinamismo da IA permite desenvolver e colocar em prática uma estratégia para não haver sobra nem falta no estoque. Nunca falta o produto, o que frustraria o consumidor, nem sobra, o que aumentaria os custos do dono da loja.

O faturamento aumenta mesmo com eventuais reduções no preço

Por último, no gráfico abaixo, observamos que houve aumento de 29,1% no faturamento ao longo dos primeiros 30 dias de uso da solução em comparação aos 30 dias anteriores.

Como se vê, a inteligência artificial é um divisor de águas quando se trata de estratégias de pricing. Por isso, determinar o preço certo na hora certa é tudo o que uma empresa precisa para vender de forma constante e extrair o máximo de rentabilidade dos produtos ofertados aos clientes.

Por Ricardo Ramos é CEO e Fundador da Precifica, uma das maiores empresas brasileiras especializadas em soluções de pricing

Criada em 2013, a Precifica é uma empresa brasileira líder em soluções de pricing. 

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

34 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

13 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago