Atualmente, são cerca de 152 milhões de pessoas utilizando a internet no Brasil. Os dados eram de 74% no ano de 2020 e passaram para 81%.
A pesquisa realizada pelo Centro Regional de Estudos para Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), foi divulgada na última quarta-feira (18).
Cerca de 152 milhões de pessoas passaram a utilizar a internet durante a pandemia de Covid-19. O aumento substancial registrado pela TIC Domicílios apresentou índices que passaram de 74% para 81% no ano de 2020.
Em conformidade com o estudo, o maior aumento registrado foi na área rural do país. Em 2019 o aumento havia sido de 53%, em 2020 o acesso foi ampliado para 70%.
Já na área urbana o aumento passou de 77% para 83%.
Com base na pesquisa, domicílios das classes C/D e E tiveram crescimento no percentual de acesso à internet. Para a classe C, ocorreu um aumento de 80% no ano de 2019. Já em 2020, o índice passou para 91%.
As classes D/E, que obtiveram índices de 50% em 2019, passaram para 64% dos domicílios com acesso à internet.
Os domicílios das classes A e B ainda ultrapassam os percentuais de conectividade quando comparados as demais classes. Nesses casos, 100% da classe A e 99% da classe B já possui ou possuía acesso à internet em casa.
Pela primeira vez foi registrado um maior percentual de domicílios com acesso à rede 83%, em relação ao percentual de usuários registrado em 81%.
O crescimento foi de 12 pontos percentuais para o acesso em domicílios e de 7 pontos percentuais para o aumento de usuários.
Os métodos utilizados para a realização da pesquisa foram readaptados para o cenário pandêmico vivido pelo Brasil. Foram realizadas entrevistas para o recolhimento de dados entre outubro de 2020 a maio de 2021, a maior parte delas foi feita via telefone.
Foram cerca de 5.590 entrevistas efetuadas pessoalmente e por telefone.
A pesquisa ainda levantou dados sobre os aparelhos utilizados para o acesso à internet, pela primeira vez na história do Brasil, o acesso realizado através de TVs Smart apareceu como proporção relevante para a pesquisa.
A proporção chegou a ser superior aos acessos efetuados pelo computador. “O avanço do uso da internet pela TV está associado ao consumo de cultura e entretenimento, que durante a pandemia passou a ser reportado por uma maior parcela da população.” Informou o gerente do Cetic.br/NIC.br, Alexandre Barbosa.
Conforme à análise, os brasileiros vêm acessando à internet para a realização de pesquisas escolares, cursos a distância e estudos autônomos.
Não obstante, uma parcela da população tem trabalhado remotamente através da internet, ademais, pagamentos, transações financeiras e consultas também foram amplamente realizadas por meio da internet.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…