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A assessoria de imprensa é um tipo de serviço cobiçado e utilizado por muitas empresas. Entretanto, até bem pouco tempo a técnica ficava restrita somente a quem podia desembolsar valores altos. Uma das razões eram os grandes custos operacionais para atingir os veículos de imprensa, que se restringiam ao universo offline.
Com a incorporação da internet no dia a dia das mais variadas empresas e o surgimento de alguns segmentos específicos, como redes sociais corporativas e perfis de influencers, o serviço foi se tornando cada vez mais acessível.
Isso também alterou a forma como muitos profissionais da área atuam, como explica Flávia Clemente, professora especializada em assessoria de imprensa da Universidade Federal Fluminense (UFF). “As interfaces tecnológicas, cada vez mais dinâmicas e diversificadas, fazem com que tenhamos inúmeras possibilidades para lidar com os jornalistas e com nossos demais stakeholders, entregando uma comunicação muito melhor”, afirma.
Entretanto, a internet não só ampliou o acesso à informação, como permitiu a exploração de um novo nicho para o serviço: a assessoria de imprensa digital.
Nesse cenário, outros aspectos da comunicação ganham importância. Agora, é necessário mapear veículos digitais e blogueiros, além de se atentar a detalhes como a posição da empresa em sites de pesquisa – atividades que, antes, não existiam na rotina dos assessores.
“Hoje nosso capital continua sendo o relacionamento, mas não somente com as redações tradicionais. A partir da inserção das mídias digitais nas nossas rotinas diárias, o trabalho do assessor se multiplicou para várias interfaces”, completa Flávia Clemente.
A assessoria de imprensa digital assemelha-se com o serviço tradicional da área, porém, como o nome sugere, foca-se em uma estratégia inteiramente online.
Por meio de uma assessoria de imprensa digital bem feita é possível mapear veículos online que dialogam de alguma maneira com uma marca. A partir daí, o profissional da área irá buscar construir uma relação e aproximação com esses meios, a fim de garantir publicações para seu cliente.
O resultado de uma estratégia digital como essa implica em diversas vantagens, incluindo o aumento da autoridade da marca na internet.
Além disso, muitas vezes, é o profissional de assessoria de imprensa digital que irá gerar e analisar resultados e métricas, com o propósito de descobrir a melhor estratégia possível para cada cliente.
Quando se fala em assessoria de imprensa digital, as táticas de Search Engine Optimization – ou SEO – são ferramentas fundamentais.
Conseguir publicações em veículos digitais é um grande passo, porém, para além disso, é preciso garantir que os veículos sejam de qualidade e que o conteúdo esteja otimizado.
Sem isso, os resultados podem ficar muito aquém do desejado. Com uma estratégia de assessoria digital aliada a práticas bem feitas de SEO, os números conseguem crescer ainda mais. E, apesar da técnica demorar um pouco mais para apresentar resultados, é por meio dela que é possível colher números mais significativos a longo prazo.
Com escolhas de palavras-chave estratégica, presença de links dofollow – ou seja, aqueles que são considerados pelo Google -, além de seleção de veículos e títulos relevantes, a assessoria digital tem seus resultados potencializados.
E uma das técnicas de SEO importantes na hora de aprimorar, principalmente, o ranqueamento no Google, é o Link building.
Como dito anteriormente, o Link building é uma das principais estratégias de SEO.
Por meio dela, uma determinada empresa consegue garantir backlinks relevantes e de qualidade, para impulsionar seu trabalho.
Quando determinado link é mencionado em outros sites, principalmente aqueles com mais relevância em determinado assunto, o Google entende que aquele endereço digital possui autoridade.
A consequência disso é o melhor ranqueamento para páginas da empresa nas pesquisas. E, como já é comprovado, quando o site de uma empresa aparece na primeira página do Google, o número de cliques e conversões é intensificado.
Por isso, é necessário um trabalho completo – mesclando estratégias inteligentes e conteúdos de qualidade.
Apesar de parecerem semelhantes, com uma comparação um pouco mais atenta entre os serviços de assessoria de imprensa digital e de link building, é possível observar algumas diferenças.
A assessoria de imprensa digital foca-se em publicar conteúdos em veículos online. Normalmente, o trabalho é feito por meio de pacotes. Assim, quando um cliente contrata determinado pacote, a empresa de assessoria está garantindo um número determinado de publicações. Porém, esse número de publicações não implica em números de conteúdos.
Ou seja, ao fechar um pacote com cinco publicações, a empresa poderá ter, por exemplo, o mesmo conteúdo disseminado por cinco veículos distintos.
Já, quando se trata de negociação de serviços de Link building, é levado em conta a quantidade de conteúdos produzidos. Se for acordado a produção de três conteúdos, por exemplo, o cliente receberá três textos diferentes. E, ainda, o mesmo conteúdo poderá ser publicado em mais de um veículo.
Concluindo, com a contratação de três produtos de Link building, a empresa terá, no mínimo, três publicações diferentes, podendo alcançar números bem maiores.
Algumas empresas que trabalham com serviço de marketing na internet já investem na oferta de ambos os serviços – tanto de assessoria de imprensa digital, quanto de Link building.
É o caso da Experta Media, que há três anos decidiu nichar os serviços focando em marketing de conteúdo, buscas e influência, aliados à assessoria de imprensa digital. “O mercado de conteúdo e notícias ganhou muito com a digitalização. Os profissionais e as empresas que se abrem para esse conhecimento só tem a ganhar”. Conta Flávia Crizanto, uma das fundadoras da empresa.
Flávia completa que o serviço de assessoria de imprensa digital com foco em marketing de buscas é um trabalho complexo, que deve ser encarado por diversas frentes de novos aprendizados. Além de um conteúdo original e relevante, tão necessários na distribuição de conteúdos e releases, é preciso fazer uma boa escolha de palavras-chave, adequá-las ao contexto. Checar a autoridade dos veículos onde o conteúdo está sendo publicado também é importante e hoje existem várias ferramentas para ajudar na tarefa. Por fim e muito fundamental, contextualizar os links para que eles tenham sentido do no texto e possam ser mantidos.
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