O investimento inicial é caracterizado como o ” aporte financeiro” necessário para começar as atividades de um negócio. Isso inclui: Maquinários, móveis, acessórios, equipamentos e reformas que são denominados como ” ativos permanentes imobilizados” da empresa.
Muitas pessoas tem vontade de abrir a sua própria empresa, mas não sabem por onde começar o seu empreendimento.
Antes de dar os primeiros passos para começar o seu empreendimento, é necessário verificar se possui recursos para manter as despesas pessoais até que o negócio decole. Alguns especialistas sugerem o desenvolvimento da ideia em paralelo ao emprego, depois que as coisas estiverem avançadas se dedicar integralmente ao projeto.
Qual é o investimento inicial para começar um negócio?
A quantia necessária para empreender é muito relativa, pois depende muito do tipo de negócio. O fato é que existem segmentos que não exigem a injeção de um valor muito alto para dar retorno, então, a palavra de ordem é pesquisar muito.
Entenda que você precisa driblar a falta de recursos de uma outra forma, talvez, tentando encontrar um ” investidor”, caso a sua ideia seja criativa e inovadora, isso pode perfeitamente acontecer.
O investimento inicial para começar um empreendimento que pode ser adiantado, são relativos aos custos pré operacionais para abertura de empresa, confira quais são:
1- Abertura de empresa- Contrato Social
Para fazer o seu projeto de negócio sair do papel, é imprescindível começar o seu empreendimento pela parte documental. O primeiro passo é o ” contrato social”, que funciona como uma espécie de certidão de nascimento da sua empresa, pois ele registra exatamente quando as atividades começaram, qual é o ramo de atividade e também todos os detalhes de sociedade e capital do negócio.
Para conseguir esse documento, é necessário procurar um contador. Um procedimento muito rápido e menos custoso é da Senhor Contábil, um escritório de contabilidade online que permite mais eficiência em todo processo burocrático.
2- CNPJ ( Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica
Toda a empresa precisa de um CNPJ, é como se ele funcionasse como um CPF. Faz parte do combo de serviços oferecidos pela escritório de contabilidade. Sem ele, é impossível realizar compras e vendas com nota fiscal.
3- Alvará de funcionamento – sanitário e do corpo de bombeiros
Certamente o seu projeto já está em andamento e você já tem em mente onde será o endereço do seu empreendimento.
Você alugou, decorou e está providenciando o local para iniciar as atividades. No entanto, é fundamental solicitar o alvará de funcionamento, um documento que atesta se o local está de acordo para a atividade que será realizada.
A prefeitura da sua cidade é a responsável pela concessão.
Além disso, existem outros tipos de alvarás como:
Sanitário – Onde uma equipe avalia que o imóvel possui condições higiênicas para tais atividades, caso não tiver, é necessário fazer todas as adaptações.
Corpo de bombeiros– Atesta a segurança do estabelecimento fornecendo informações sobre os equipamentos de combate a incêndio, sinalização e outra medidas que garantem a integridade física das pessoas que trabalham no local.
Os valores para cada um desses alvarás dependem da atividade exercida e da metragem do imóvel.
4- I.E ( Inscrição Estadual)
Alguns segmentos de mercado ainda requerem I.E ( Inscrição Estadual), é o registro da empresa no ICMS ( imposto de circulação de mercadorias e prestação de serviços). Empresas que praticam somente a prestação de serviços, não precisam de I.E, pois elas contribuem com o ISS.
O empreendedor precisa pesquisar bastante o segmento que vai atuar, fazer uma média de gastos com a estruturação do negócio, bem como equipe, marketing e logística.
A parte burocrática é o único meio de começar uma empresa de uma forma legalizada, no geral, o investimento inicial para isso, gira entre R$ 700,00 a R$ 1200,00.
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