Minas Gerais

IPVA 2022: Cronograma de pagamento começa em março e sem reajustes em MG

Em 2022, Minas Gerais não irá reajustar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). 

O governador Romeo Zema decidiu manter os mesmos valores da tabela 2021, que beneficiarão os motoristas como se o indicador padrão, a tabela da Fipe, fosse ajustado para 22,8%. 

O governo mineiro também decidiu que o imposto expira nos meses de março, abril e maio. Estender o período de início do pagamento é uma forma de reduzir o bolso do contribuinte no início do ano.

A medida foi divulgada no Diário Oficial desta quinta-feira (30 de dezembro) e é a Lei nº 24.029, de 29 de dezembro de 2021. 

Em março, os proprietários de automóveis podem optar pelo pagamento da conta, com desconto de 3%, ou pela primeira parcela, que será parcelada nos meses de abril e maio. 

Para quem quitou dívidas tributárias relativas a veículos em 2021 e 2020, o desconto adicional de 3% do programa “Bom Pagador” continua válido.

Como a base da tabela de 2021 é baseada no valor apurado em 2020, os carros novos adquiridos em 2021 serão tributados sobre o valor da nota fiscal de compra.

Atualmente, a equipe técnica da Secretaria da Fazenda do Estado (SEF) está iniciando as etapas para o início da tributação. Posteriormente, todas as informações detalhadas sobre o IPVA 2022 serão divulgadas e disponibilizadas no site do SEF / MG.

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

4 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

5 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

6 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

8 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

9 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

9 horas ago