IPVA 2025 em SP: Pagamento começa em janeiro com desconto de 3% para quem quitar antecipadamente!

A partir de 2 de janeiro, os motoristas de São Paulo poderão iniciar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente ao ano de 2025. Aqueles que optarem pelo pagamento em cota única, antecipadamente, terão direito a um desconto de 3% no valor total do imposto.

É importante destacar que o pagamento integral realizado durante o mês de fevereiro não garantirá qualquer desconto aos contribuintes.

Conforme o cronograma estabelecido pela Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP), os proprietários de veículos com placas terminadas em 1 deverão quitar o imposto até o dia 13 de janeiro. Para aqueles que escolherem parcelar o IPVA, a primeira parcela também deve ser paga em janeiro, seguindo a ordem de acordo com a numeração final das placas dos veículos.

O calendário completo para o pagamento do IPVA 2025 pode ser consultado no site da Sefaz-SP, onde também estão disponíveis informações detalhadas sobre as datas de vencimento por final de placa.

Os motoristas têm a opção de parcelar o imposto em até cinco vezes, com pagamentos programados entre janeiro e maio. As parcelas serão calculadas sem desconto, conforme os prazos estipulados.

Para efetuar o pagamento do IPVA 2025, os contribuintes devem se dirigir às instituições bancárias credenciadas, utilizando o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor). As opções de pagamento incluem transferências via Pix ou pelos canais tradicionais dos bancos, como terminais de autoatendimento. Também é viável realizar o pagamento em casas lotéricas e com cartão de crédito em empresas autorizadas pela Sefaz-SP.

No caso dos pagamentos realizados via Pix, os usuários precisam acessar a seção dedicada ao IPVA no portal da Sefaz-SP, inserir os dados do veículo e gerar um QR code que facilitará a transação financeira.

Fique por dentro das últimas notícias, siga nosso canal do WhatsApp!

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

2 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

3 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

4 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

6 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

7 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

7 horas ago