Diante do aumento nos preços dos carros novos e seminovos, os motoristas terão que se preparar para pagar o Imposto Sobre Propriedade de Veículo (IPVA) no ano que vem. Isso porque, o imposto é calculado com base na tabela FIPE, assim, quem acha que está “ganhando” por ter seu carro valorizado, além de estar completamente fora da realidade do cenário econômico do país, ainda terá que gastar mais para conseguir pagar o IPVA no em 2022.
O aumento no preço dos automóveis ocorre devido a uma série de fatores, como a desvalorização do real que acabada tornando os componentes importados mais caros de se comprar, além disso, o preço por si só de matéria-prima também foi reajustado, sem contar o impacto do imposto em alguns estados, como no caso de São Paulo, devido ao aumento do ICMS.
Além disso, é necessário citar o período de isolamento em decorrência da pandemia, o que causou como resultado, a paralisação da fabricação de carros bem como de componentes para sua fabricação, o que com a reabertura do mercado, trouxe uma demanda retraída, onde temos muita procura para pouca oferta, o que faz com que o preço dos veículos aumente.
E como consequência, essa demanda maior do que os produtos disponíveis inflamaram o mercado de veículos usados e seminovos, pois, quem não consegue comprar um carro zero tem optado por veículos seminovos, o que consequência acaba elevando o preço dos mesmos.
Assim, encontramos um cenário de veículos com preços exorbitantes tanto para carros novos e seminovos, e como reflexo, além da desvalorização do real, teremos impostos mais caros para pagar no ano que vem.
Dados da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas econômicas), entre os meses de fevereiro de 2020 e julho de 2021, tivemos as seguintes altas:
Como consequência, como ocorre a alta nos preços dos veículos na FIPE, ocorre a alta no pagamento do IPVA, tendo em vista que a FIPE é utilizada como base para cálculo do imposto.
Em regra geral o imposto é cobrado com base em 4% do valor venal da FIPE, contudo, existem estados que cobram valores médios entre R$ 2% e 3,75% da mesma.
Para calcular o valor a ser pago de IPVA, o motorista deve ter em mãos o modelo do veículo e o ano de fabricação bem como a alíquota do imposto no estado. Os motoristas podem acessar o site de consulta da tabela FIPE veiculos.fipe.org.br para verificar o valor do carro.
Vale lembrar que a tabela FIPE é corrigida mensalmente, então, é recomendado que você sempre verifique o valor com o passar do mês. Assim basta calcular o valor do seu carro vezes a alíquota do seu Estado para saber o valor que você deverá pagar de IPVA em 2022.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…