Os rendimentos recebidos por condomínio residencial de apartamentos em decorrência da locação de parte comum são tributados pelo Imposto de Renda?
R.: Não. Desde 14.05.2014, estão isentos do Imposto de Renda das Pessoas Físicas os rendimentos recebidos pelos condomínios residenciais, limitado a R$ 24.000,00 por ano-calendário, e desde que sejam revertidos em benefício do condomínio para cobertura de despesas de custeio e de despesas extraordinárias, estejam previstos e autorizados na convenção condominial, não sejam distribuídos aos condôminos e decorram de uso, aluguel ou locação de partes comuns do condomínio.
Os consulados estão obrigados a reter o Imposto de Renda na Fonte dos salários pagos a seus funcionários?
R.: Não. Os consulados estão dispensados de reter o Imposto de Renda na Fonte sobre os pagamentos que efetuarem aos seus funcionários.
Essa dispensa contempla os pagamentos efetuados a pessoa física, quer como empregado ou autônomo, ou a pessoa jurídica.
Entretanto, a pessoa física que receber rendimentos de consulados estará sujeita ao recolhimento obrigatório mensal obrigatório (carnê-leão).
Como faço para importar os dados das declarações individuais do ano passado, minha e da minha esposa, e usá-los na declaração conjunta deste ano? Neste ano é favorável fazer a declaração conjunta. No ano posso voltar a declarar em separado, se for mais favorável?
R.: Se no ano passado o casal apresentou declaração em separado, não há como importar os dados das declarações individuais para a apresentação em conjunto, neste ano.
A análise sobre a declaração em separado ou em conjunto pode ser feita ano a ano, podendo este optar pela forma que lhe for mais favorável.
O comprovante de rendimentos pode ser enviado via internet?
R.: Sim. A fonte pagadora pode disponibilizar o comprovante de rendimentos via internet para a pessoa física que possua endereço eletrônico.
O envio do comprovante de rendimentos via internet dispensa o fornecimento da via impressa.
Porém, a pessoa física que receber o comprovante de rendimentos via internet também pode solicitar o comprovante impresso sem qualquer ônus.
A pessoa física que teve ganho em bolsas de valores está obrigada à apresentação da Declaração de Ajuste Anual?
R.: Sim. A apresentação da Declaração de Ajuste Anual do exercício 2021 é obrigatória para a pessoa física que realizou no ano-calendário de 2020 operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhados, independentemente de ter ou não auferido ganho do capital investido.
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo a sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
Porta-voz: David Soares, consultor da IOB
Fonte: IOB