Os contribuintes já podem fazer o download do programa gerador do Imposto de Renda (IRPF 2021). A plataforma está disponível no site da Receita Federal, onde também pode ser acessado o manual de instalação.
Mesmo que a entrega do documento tenha início na próxima segunda-feira, 1º de março, você já pode fazer o preenchimento e, depois, enviar as informações à Receita Federal.
O acesso pode ser feito pelo computador, pois, estão disponíveis os programas do Windows, Multiplataforma (zip) e Outros (Mac, Linux, Solaris), além do celular.
Neste caso, são oferecidos programas para Android e IOS, no aplicativo Meu Imposto de Renda. Outra opção é elaborar a declaração de forma on-line através da página Meu Imposto de Renda que pode ser acessada no portal e-Cac.
Vale ressaltar que este ano temos uma novidade: o programa amplia o número de contribuintes que podem usar a declaração pré-preenchida que traz informações prestadas à Receita Federal por outras fontes.
Até 2020 era utilizada apenas pelos donos de certificados digitais. Desta forma, os contribuintes que tiverem interesse em utilizar, devem ter conta gov.br (acesso.gov.br), cujo cadastro é gratuito.
Através disso, a intenção é receber maior número de declarações e beneficiar os contribuintes com essa nova opção.
De acordo com a Receita Federal, a expectativa é que cerca de 32 milhões de declarações sejam enviadas até o final do prazo, que se estende até 30 de abril. Desta forma, estima-se que 60% terão direito à restituição.
Reúna todos os documentos que possui para comprovar estes gastos para a elaboração da sua declaração. Depois, registre todos eles na ficha Pagamentos Efetuados.
Lembre-se de guardar os comprovantes, pois, a Receita Federal pode pedir que eles sejam apresentados para validar essas informações. É preciso especificar com quem a despesa foi realizada, então, informe o nome dos beneficiários, se foi o titular, o dependente ou alimentado.
Também é necessário registrar os dados da instituição prestadora do serviço, como o nome, o CNPJ, o valor pago e a parcela não dedutível/valor reembolsado.
Lembre-se que, se você é um contribuinte obrigado por lei a entregar a declaração, mas enviar após o prazo, será cobrada multa. Mas se você ainda têm dúvidas sobre essa obrigação, basta verificar seus rendimentos em 2020.
O principal critério para que o contribuinte seja obrigado a prestar suas informações à Receita Federal é ter recebido rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 durante 2020.
Veja quais são os demais casos que obrigam a entrega da declaração em 2021:
A Receita Federal também liberou o calendário de restituições deste ano. Elas começam a ser pagas no mê de maio, seguindo os seguintes prazos:
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo a sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
Por Samara Arruda
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…