Aproveitando que a Receita Federal divulgou dicas para declarar o IR 2021, vamos esclarecer como declarar o IR após a redução de salário e de jornada ou suspensão de contrato de trabalho no ano passado.
Continue conosco e entenda!
Como já mencionamos acima foi divulgado pela receita federal algumas dicas para declarar o IR neste ano de 2021, tendo em base que o ano passado houve muitas reduções de salário, de jornada de trabalho, além de ter suspensão de contrato, isso em decorrência da pandemia do novo coronavírus.
Lembrando que esta medida foi necessária para amparar os trabalhadores brasileiros durante a pandemia e por isso tem gerado muitas dúvidas relacionadas a declaração de IR 2021.
Os benefícios que foram pagos no ano passado, 2020, (BEm) Benefício Emergencial de Preservação do Emprego, são considerados tributáveis, logo esses valores precisam ser informados no campo “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica”.
Portanto esta ajuda que foi paga pelo empregador é isenta, precisando apenas ser preenchida na ficha Rendimentos Isentos e Não tributáveis.
É importante lembrar que a Receita Federal fez a recomendação que essa expressão “Ajuda Compensatória” precisa ser colocada na descrição para identificar a natureza dos valores.
Na própria Carteira de trabalho Digital é possível verificar esses valores pagos, basta fazer o download no celular, o aplicativo está disponível para Android e iOS, para celulares e tablets.
O prazo será até às 23h59 do dia 30 de abril, aconselhamos que você faça a declaração antes, para evitar dores de cabeça.
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo a sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
Por Laís Oliveira
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…