A Receita Federal liberou nesta terça-feira (24) a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda de 2022. Em 31 de maio, vão receber 3,3 milhões de contribuintes. Nesse mesmo dia também termina o prazo para a entrega da declaração.
O pagamento segue uma linha da prioridade: primeiro os contribuintes que têm prioridade legal 226.934 idosos acima de 80 anos, em seguida para 2.305.412 contribuintes que estão na faixa dos 60 e 79 anos. Depois poderão receber 149.016 contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave. Finalizando com os 702.607 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
O contribuinte que quiser consultar para saber se vai receber no primeiro lote, deve acessar o site Meu Imposto de Renda, ir na lista de serviços e clicar em “Consultar a Restituição”.
Já no portal e-Cac é possível ter acesso a informações mais detalhadas. Você poderá saber o seu status de sua declaração, verificar se há alguma pendência ou divergência. Ou saber se sua declaração caiu na ‘malha fina’.
Se quiser informações mais detalhadas, basta ir ao portal e-Cac. Lá será possível saber o status de sua declaração e ainda descobrir se ficou alguma pendência ou divergência e se sua declaração caiu na ‘malha fina’. Também será possível retificar eventuais erros encontrados em sua declaração. Para acessar, basta informar o número do seu CPF, gerar um código de acesso
No e-Cac ainda é possível fazer a retificação de eventuais erros encontrados em sua declaração. Para acessar é preciso CPF, e gerar você mesmo um código de acesso e senha.
Se no seu status da declaração aparecer a informação “em fila para restituição”, significa que você deverá esperar os próximos lotes para saber quando vai receber.
1º lote de restituição será liberado nesta terça-feira, 31 de maio
2º lote – 30 de junho
3º lote – 29 de julho
4º lote – 31 de agosto
5º lote – 30 de setembro
Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar.
Já imaginou economizar de R$50 a R$300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.
E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio.
Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…