A Receita Federal anunciou que a consulta ao 2° lote da restituição do Imposto de Renda 2024 estará disponível a partir do dia 21 de junho. Todavia, o pagamento do lote será no dia 28 de junho.
A informação pé que 6.448.325 contribuintes já receberam o crédito da restituição no primeiro lote, somando o valor de R$ 9,5 bilhões, no dia 31 de maio, mesmo dia em que se encerrou o envio das declarações.
A exceção é para os moradores de 399 nos municípios no Rio Grande do Sul, onde o prazo foi estendido até 31 de agosto.
Em março, a Receita Federal divulgou a ordem de prioridade para a restituição, discriminando os grupos prioritários.
Na segunda fase dos pagamentos, ainda terão preferência determinados grupos. São eles:
258.877 idosos acima de 80 anos;
2.595.933 contribuintes entre 60 e 79 anos;
162.902 contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave;
1.105.772 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
787.747 contribuintes que receberam prioridade por utilizarem a declaração pré-preenchida ou optarem por receber a restituição via PIX.
Leia também: O que fazer se você caiu na malha fina do Imposto de Renda?
Se você não teve a curiosidade de olhar, pode ir ao site Meu Imposto de Renda e na lista de serviços clicar em “Consultar a Restituição”. Para a consulta simples, basta informar o CPF, ano da declaração (2023) e a data de nascimento.
Se quiser informações mais detalhadas, basta ir ao portal e-CAC. Lá será possível saber o status de sua declaração e ainda descobrir se ficou alguma pendência ou divergência e se sua declaração está na ‘malha fina’.
No e-Cac ainda é possível fazer a retificação de eventuais erros encontrados em sua declaração. Para acessar é preciso CPF, código de acesso (que você mesmo tem de gerar) e senha.
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de 1 (um) ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Neste caso, dá para reagendar o crédito dos valores pelo portal BB ou pelos telefones da central de relacionamento do banco, pelos números 4004-0001 para capitais, 0800-729-0001 para demais localidades ou 0800-729-0088, telefone especial exclusivo para pessoas com deficiência auditiva.
A restituição do imposto de renda é paga para todos os contribuintes que possuem valores a receber ao entregar a declaração.
Neste primeiro lote, tem prioridade os idosos com mais de 80 anos, idosos com 60 anos ou mais e moléstias graves ou deficiência, contribuintes com o magistrado como maior fonte de renda
Este ano, o contribuinte que utilizou a declaração pré-preenchida ou optou por receber a restituição via Pix também tem preferência.
Leia também: Não entreguei a declaração do Imposto de Renda. E agora?
A restituição do Imposto de Renda depende diretamente dos ganhos e despesas do contribuinte. Isso acontece porque ele efetua o pagamento mensalmente ao longo do ano, por meio do que conhecemos como imposto retido na fonte.
Assim, ao declarar seus rendimentos e gastos, a Receita Federal analisará e definirá se cabe ou não a restituição.
Sendo assim, quanto maior forem os custos que o contribuinte teve durante esse tempo, maior será o valor restituído. Dessa forma, o trabalhador que teve seu imposto retido na fonte, e a contribuição foi superior à esperada, terá direito à restituição.
1º lote – 31 de maio; (já liberado)
2º lote – 28 de junho; (a liberar)
3º lote – 31 de julho;
4º lote – 30 de agosto;
5º lote – 30 de setembro.
A partir de hoje, quarta-feira, dia 05, os trabalhadores brasileiros já podem consultar informações relativas…
Com o início do ano, muitos indivíduos aproveitam para revisar suas finanças e estabelecer novas…
O Sport Club Corinthians Paulista, um dos clubes de futebol mais populares do Brasil, anunciou…
Para se manter como Microempreendedor Individual (MEI) em 2025 é preciso entender as diversas regras…
Uma informação importante, mas que nem todos os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social…
A Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária (Dirbi) acaba de passar…