O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda já terminou, inclusive muitas pessoas começaram a receber a restituição do imposto. Por isso, chamamos a sua atenção sobre a importância de acompanhar o processamento da sua declaração e checar se o documento está correto.
Vale lembrar que qualquer pendência pode atrapalhar o recebimento da restituição, então, ao acompanhar o processamento da sua declaração, é possível verificar se há alguma informação a ser acrescentada ou corrigida. Então, para ver como está a sua situação fiscal, acompanhe nosso artigo, pois, vamos te mostrar as classificações que são feitas pela Receita Federal após receber a sua declaração. Boa leitura!
Depois que você fez a transmissão da declaração do Imposto de Renda, o documento será processado pela Receita Federal, que irá avaliar e classificar cada declaração. Então, o primeiro passo para saber como está a sua declaração, é acessar a plataforma Meu Imposto de Renda. Para isso, utiliza um certificado digital ou código de acesso.
Depois, busque pelas informações da declaração que foi enviada este ano. Além de conferir o processamento, através do Meu Imposto de Renda, também é possível verificar se o pagamento mensal das quotas do IRPF está sendo feito corretamente; além de imprimir o DARF atualizado para pagamentos das quotas, dentre outros serviços.
Depois que você localizou sua declaração, confira o status em que ela se encontra. Para te ajudar a entender o que significa, veja abaixo as classificações:
Se for encontrada alguma diferença entre as informações apresentadas por você em relação às informações apresentadas por terceiros, a sua declaração será separada para uma análise mais profunda, é o que se chama de Malha Fiscal (ou “malha fina” como é popularmente conhecida).
Então, se o status aponta para a necessidade de regularizar pendências, você deve conferir o motivo. Isso também pode ser verificado através do extrato da sua declaração, junto ao portal e-CAC, onde você irá selecionar a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)” e na aba “Processamento”, escolha o item “Pendências de Malha”.
Se a declaração está em malha porque você cometeu algum erro no preenchimento ou deixou de informar alguma coisa, pode fazer uma retificação da sua declaração, desde que ainda não tenha recebido o termo de intimação.
A regularização da pendência fará com que sua declaração seja novamente verificada e, se aprovada, você poderá receber a restituição. De acordo com a Receita Federal, as restituições começam a ser pagas em maio. No dia 30 deste mês será feito o pagamento do segundo lote. Os demais, serão pagos nos meses de julho à setembro.
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
Por Samara Arruda
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…