IR2017: Recursos e bens devem ser declarados

Embora heranças e doações sejam tributadas pelos estados, o contribuinte deve ter o cuidado de informá-los na hora de declarar o Imposto de Renda. Conforme alerta Antonio Gil Franco, sócio de impostos da EY, a Receita Federal e as secretarias de Fazenda estaduais fazem cruzamento de dados, e a ausência de informações pode fazer o contribuinte cair na malha fina.

É importante preencher os dados dos bens recebidos em dois campos: “bens e direitos” e “rendimentos isentos e não tributáveis”, especificamente na linha de transferências patrimoniais. Se o donatário inserir as informações apenas em “bens e direitos”, por exemplo, a Receita pode ver inconsistência no aumento do patrimônio.

— Se você não coloca o rendimento isento, a Receita avalia a questão do fluxo de caixa. Só se houver um fluxo de caixa que faça sentido é que o contribuinte pode ficar confortável — diz Gil Franco.

Já o doador deve informar os dados na ficha “doações efetuadas”, inclusive o CPF do donatário.

— Tem casos em que não há qualquer tipo de má-fé. Como quando os pais antecipam para os filhos uma parte do seu quinhão na herança. Se passo para o meu filho um determinado numerário para que ele adquira um automóvel, estou fazendo uma doação, uma antecipação de herança. Essa doação deveria ter respaldo no pagamento desse imposto. Muitos contribuintes não entendem isso — destaca o especialista da EY.

O programa da Receita Federal para fazer a declaração do Imposto de Renda 2017 estará disponível a partir do próximo dia 23. Via O Globo

 

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

5 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

6 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

8 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

9 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

10 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

11 horas ago